O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira (PDT), teve uma extensa agenda nesta segunda-feira, 8, em Brasília. O tocantinense teve um encontro com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), e depois uma reunião com o Grupo de Ministros da União Europeia (UE). Ambas as agendas foram no âmbito do Fórum Nacional de Vice-Governadores.
REFORMA TRIBUTÁRIA PARA ESTIMULAR INDUSTRIALIZAÇÃO DO PAÍS
Com Simonte Tebet, a pauta foi reforma tributária. Laurez Moreira defendeu mudanças em relação aos incentivos fiscais e disse que o País deveria estimular os estados a produzirem e exportarem produtos industrializados, que geram empregos e renda para as populações locais, especialmente no setor da agroindústria. O vice-governador também pediu à ministra que, na construção da reforma tributária, o governo atue para resolver problemas que impactam a industrialização do País, como o alto preço das tarifas de energia elétrica.
QUE SEJA UM DEFENSORA DAS BANDEIRAS DOS ESTADOS
A expectativa do vice-governador do Tocantins é que o planejamento do governo federal considere o conjunto de reivindicações dos estados brasileiros. “A ministra demonstrou uma capacidade enorme de ouvir e de planejar. Eu espero que a ministra, que tem origem num estado igual ao nosso, que tem as mesmas dificuldades, seja uma defensora dessas bandeiras. A preocupação dos vice-governadores é que realmente os estados sejam ouvidos e que principalmente os estados do Norte e Nordeste não saiam prejudicados com a reforma tributária”, disse Laurez Moreira.
CARGA TRIBUTÁRIA
Conforme o governo estadual, Simone Tebet concordou que o problema das indústrias e da agroindústria está na alta carga tributária. “A carga tributária da indústria é a maior de todos os setores no Brasil e, proporcionalmente, uma das maiores do mundo. A reforma tributária vem para resolver essa questão. Porque, ao diminuir a carga tributária, [a reforma] vai fazer com que a indústria se torne competitiva”, refletiu.
UNIÃO EUROPEIA
Na sede da embaixada da União Europeia (UE), em Brasília, Laurez Moreira também teve um encontro com ministros europeus. Laurez Moreira considerou a reunião como uma oportunidade para apresentar à comunidade internacional o potencial do Tocantins. “Tivemos uma bela reunião com os países membros da União Europeia discutindo diversos assuntos que podem despertar essa comunidade para investir no nosso Estado, devido a todo o potencial que temos para atender demandas que são de interesse de países europeus”, destacou. Dentre as oportunidades de negócios citadas destacam-se aquelas que são voltadas para o agronegócio, energias renováveis e crédito de carbono.