O líder do governo Mauro Carlesse (DEM) na Assembleia, deputado Gleydson Nato (PHS), é o terceiro convidado do novo quadro Conversa de Política. Além das movimentações em Gurupi para as eleições de 2020 — ele é pré-candidato a prefeito da cidade —, Nato falou sobre a aprovação no Legislativo semana passada de 1% da data-base unificada para todas as categorias do funcionalismo estadual. “Entendemos que o funcionalismo é importantíssimo e só temos que agradecer pela dedicação de todos, e quero deixar um recado para os servidores: vocês podem ter certeza que dias melhores virão. Estamos caminhando para, em pouco tempo, ter de volta muitos benefícios devolvidos aos servidores”, garantiu.
Meros pagadores de folha
O parlamentar afirmou que as medidas de ajuste fiscal de Carlesse visavam superar o que ocorria nas gestões passadas, quando os governadores eram meros pagadores de folha. “Se o governador Carlesse não tivesse tido coragem, comprometimento e respeito pelo Estado, não estaríamos vivendo momentos importantes como estamos vivendo”, defendeu o líder do Palácio.
Sem recuo
Ele garantiu que esse avanço com o ajuste fiscal não terá recuo. “Porque, se tiver, o Estado não dá conta de fazer as obras que os municípios tanto necessitam”, afirmou.
Transparência
Segundo Nato, a força que Carlesse tem demonstrado junto à Assembleia, aprovando uma série de medidas impopulares desde o início do ano, se deve à transparência com que tem mostrado a realidade do Estado. “Ele tem exposto a situação da saúde financeira do Estado. Os deputados estaduais, entendendo o momento difícil que o Estado vem vivendo, resolvemos unir todas as forças políticas. Por isso, ele tem apoio da AL, deputados federais e senadores. Nós entendemos que a ação tem que ser feita em conjunto, pensando no bem do Tocantins”, sustentou o parlamentar.
Assista a seguir a participação de Gleydson Nato no quadro Conversa de Política: