Prefeitos do PR ouvidos pelo blog disseram ter estranhado, na reunião do partido nessa segunda-feira, 16, o silêncio do presidente regional do Podemos, Adir Gentil, homem-forte do ex-prefeito de Palmas e pré-candidato a governador do PSB, Carlos Amastha. Todos os ouvidos garantiram apoio à reeleição do senador Vicentinho Alves (PR), mas mandaram avisar que não contem com eles para pedir votos para Amastha.
“Esperávamos que o Adir fosse usar da palavra e falar com a gente, mas nem uma palavra. Não sei se por temer uma reação contrária”, especulou um prefeito republicano, que preferiu não se identificar.
Outro fato que chamou a atenção foi a apresentação do presidente regional do PSC, deputado estadual Osires Damaso, como pré-candidato a deputado federal. Damaso integrou o grupo da senadora Kátia Abreu (PDT) na eleição suplementar e é cotado para disputar vaga de senador na chapa de Amastha.
No grupo do MDB presente à reunião republicana, a imagem de Amastha também não é das melhores, e o apoio à pré-candidatura dele é rejeitado por grande parte dos emedebistas. O maior entusiasta do MDB pela candidatura de Vicentinho na eleição suplementar, o prefeito de Paraíso, Moisés Avelino, por exemplo, procurou não opinar nessa segunda, mas já havia se manifestado sobre o que pensa sobre o ex-prefeito de Palmas no 3º Encontro do partido, realizado em Palmas no dia 27 de janeiro.
“Para ele [Amastha], no WhatsApp, tudo é bandido. Olha quem está ao redor dele”, recomendou, durante a reunião de janeiro, para emendar em seguida: “Não precisa falar, não”.
Na época, Avelino fez um prognóstico que não se confirmou. Ele previu que Amastha não renunciaria ao mandato de prefeito: “O estrangeiro sai da raia, não se afasta da prefeitura. Vou contar, e não sou adivinhão: vai desistir da candidatura daqui para frente. É só andar no Estado. É só tirar WhatsApp, e o que vem de Palmas? É só tirar essa pinturinha que faz por aí, é festa de Natal, e perguntar: qual é a obra de estrutura que tem em Palmas que foi feita pela prefeitura? Quantas casas construiu? Os esgotos que fizeram aí não foram ele, mas a Saneatins, com dinheiro que não é do município”.