FESTA LITERÁRIA DO SESC TOCANTINS
De 15 a 19 de agosto aconteceu a Festa Literária do Sesc Tocantins (Flisto), no Centro de Atividades do Sesc Palmas, na 502 Norte. O evento reuniu autores tocantinenses e de outros estados que, durante cinco dias, discutiram literatura com o público palmense.
Programação
A programação contou com feira de troca de livros, narração de histórias, Sarau em homenagem ao poeta Gilson Cavalcante, que faleceu em março, e várias Mesas Literárias, onde foram debatidos vários assuntos da vertente literária.
Cordel
Na sexta-feira, 18, no período da tarde, este colunista participou da Mesa Literária “A Poesia e o Cordel como manifestação da Cultura Tocantina“, ao lado do cordelista de Tocantinópolis Giano Guimarães, tendo a mediação da competente professora Valquíria Maranhão.
ECOS DE “A NOIVA E OUTROS CONTOS POLÍTICOS“, DE CLEBER TOLEDO
Passado pouco tempo do lançamento de “A noiva e outros contos políticos“, pela Editora Veloso, na Livraria Leitura, em Palmas, o jornalista e escritor Cleber Toledo está organizando agenda para lançar a obra em várias cidades tocantinenses.
Prefaciador renomado
Quem assina o prefácio da obra é o festejado escritor, doutor em Literatura e professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Pedro Albeirice, que garante ver em Cleber Toledo um narrador de mão cheia, ressaltando que, através sua ficção, o autor, “a partir da cena política do Tocantins, esquadrinha as profundezas da mente do ser humano, onde medra a hipocrisia”.
Lançamento
Em Araguaína, no norte do estado, o lançamento de “A noiva e outros contos políticos” está marcado para o dia 14 de setembro, a partir das 19 horas, nas dependências do Campelo Via Lago, tendo o aval da Acalanto – Academia de Letras de Araguaína, sob a presidência do ilustre acadêmico Alexandre Brito. Colinas e Gurupi serão as cidades seguintes. As datas estão sendo fechadas.
LIVRO DE TOCANTINENSE APRESENTA AS NUANCES DA CAPOEIRA
A Editora Veloso, de Gurupi, traz à lume o livro “Capoeira Falcão de Ouro“, de autoria de Nilton Sérgio da Silva, o popular Mestre Geleia. Símbolo de combate e resistência, a capoeira faz parte da identidade cultural brasileira, sendo reconhecida mundialmente como prática que une o esporte e a arte. Essa é a abordagem feita pelo autor.
Capoeira
Todo mundo já deve ter visto uma roda de capoeira – mesmo que somente em um filme ou numa pintura. A cena é familiar: praticantes se reúnem em um círculo e ao centro dois capoeiristas executam movimentos de ataque e defesa. As demais pessoas cantam e tocam instrumentos. É a música que conduz o ritmo dos jogadores.
Sobre o autor
Nilton Sérgio da Silva é Especialista em Educação Musical, graduado em Música pela Unb. É Policial Militar do Estado do Tocantins, professor de flauta doce, iniciação musical infantil e regente de Banda de Música Militar. Também caminha, com muita desenvoltura,, como compositor e arranjador.
ANTONIO BRITO SOUSA, O POETA DE BABAÇULÂNDIA
Membro efetivo da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto), onde ocupa a Cadeira de nº 5, cujo patrono é José Arruda de Aguiar, mais conhecido como de Aguillar Portela, o poeta Antonio Brito Sousa, de Babaçulândia, no extremo norte do Tocantins, está com mais um livro na praça. Desta feita trata-se de “Vida em fragmentos – Uma história de vida antiga ao moderno” (Editora Veloso)
1º PRÊMIO JUNDIAÍ DE LITERATURA
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) está com inscrições abertas até o dia 06 de setembro para o 1° Prêmio Jundiaí de Literatura – Eixo Publicação de Textos, uma promoção da Biblioteca Pública Municipal “Prof. Nelson Foot”, responsável pelo concurso, para seleção e premiação de textos literários autorais.
Categorias
Poderão participar nas categorias: “Talento Mirim”, “Jovem Talento”, “Categoria Adulto” e “Prata da Casa’, com o tema “Direitos da Criança e do Adolescente”. Serão premiados os melhores textos, sendo certo que a premiação “Prata da Casa” será, única e exclusivamente, para residentes no município de Jundiaí. A publicação será em formato ebook para todas as obras premiadas.
Temática
Os textos deverão ser inéditos e com referência às questões relacionadas aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, tais como educação, saúde, proteção contra violência, exploração, abuso e demais temas pertinentes à Lei no 8069/1990 (ECA).
Sobre as inscrições
Poderão inscrever-se pessoas físicas, de todo o território nacional, desde que cumpridas as normas estabelecidas. Cada participante poderá inscrever-se com apenas um único texto. Haverá premiação em dinheiro do primeiro ao quinto colocado. o edital completo deste certame, cuja inscrições são gratuitas pode ser acessado via internet clicando aqui.
ACADEMIA DE LETRAS DE TAGUATINGA, NO DF, COMEMORA OS DEZ ANOS DE TOMBAMENTO DA ENTIDADE
Neste sábado, dia 26, a partir das 15h, a Academia Taguatinguense de Letras (ATL), fará o seu XVI Beco das Letras – sarau poético-musical, com extensa programação, em comemoração aos dez anos de tombamento da entidade como Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do Distrito Federal.
Posse de imortais
Na ocasião, o presidente da instituição, o escritor Gustavo Dourado, dará posse a três novos acadêmicos. Elias Antunes, pioneiro de Taguatinga, autor de 21 livros, terá assento na cadeira de número 3, patroneada por Goiás do Couto, antes ocupada pela também pioneira da cidade, a escritora Nara Nascimento.
A professora e historiadora Keula Rodrigues, natural de Taguatinga (DF), autora de livros infanto-juvenis e professora da rede pública de ensino, assumirá a cadeira de número 4, cujo patrono é Humberto de Campos, antes pertencente à escritora Hilda Mendonça.
E o produtor cultural e escritor João Almir, da literatura de cordel, será empossado como acadêmico Correspondente, representando o Estado de Goiás.
CARTAS DE SANTO INÁCIO
Já está disponível pela Editora Vozes, a obra, “As cartas de Santo Inácio“, que lançam tão viva luz sobre a situação interior das comunidades do século I, permitem, além disso, penetrar no próprio coração de um herói da fé e não podem deixar de ter sua influência ao longo da história.
O próprio Policarpo acha que delas “se pode tirar grande proveito, animação para a fé, paciência, e ainda toda sorte de edificação a partir de Nosso Senhor”. Em cada século subsequente encontramos testemunhos formais sobre a autenticidade e o valor das mesmas cartas.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.