O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira, 9, os nomes dos primeiros ministros de seu governo. Fernando Haddad (PT) comandará o Ministério da Fazenda, o governador da Bahia Rui Costa (PT) vai para a Casa Civil, o senador eleito Flávio Dino (PSB) será o ministro da Justiça e Segurança Pública e José Múcio Monteiro (sem partido) ficará com a Defesa. Mauro Vieira, ex-chanceler no governo Dilma Rousseff (PT), foi chefiará o Itamaraty.
“A tarefa que lhes foi incumbida (aos ministros indicados hoje) será sempre mais difícil do que a tarefa que já cumpriram”, avisou Lula.
Antes da entrevista de Lula, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, coordenador da transição, fez uma espécie de balanço, informando como atuaram os grupos de transição durante as últimas semanas. “O relatório final terá um diagnóstico de cada área, alertas para os primeiros meses de governo. As emergências orçamentárias, sugestões de revogações em cada área, propostas de estrutura para cada área e ações prioritárias”, disse Alckmin.
Lula afirmou que, quando a transição terminar, vai “tentar com a maior seriedade e sobriedade apresentar para a sociedade brasileira o que encontramos como resultado do atual governo, sem precisar fazer show de pirotecnia”. “Queremos que a sociedade saiba como está a saúde, a educação, o SUS, a Ciência e Tecnologia, a situação dos aposentados, e dos trabalhadores, para que a sociedade saiba, porque se não apresentarmos agora estará nas nossas costas os desmandos feitos pelo atual governo”, explicou.