O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou nesta segunda-feira, 20, o republicano Donald Trump pela posse como novo presidente dos Estados Unidos.
Em uma nota divulgada pelo Palácio do Itamaraty, o petista mencionou que as relações entre as nações “são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica”.
“Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos EUA e um mundo mais justo e pacífico”, diz o comunicado.
Essa não foi a primeira vez no dia que Lula mencionou a posse do magnata. Mais cedo, durante a abertura de uma reunião ministerial em Brasília, o mandatário comentou que tem expectativa de manter boas relações com a nova liderança americana.
“Como presidente do Brasil, torço para que Trump realize uma gestão profícua, para que o povo brasileiro e o americano melhorem, e para que os americanos continuem a ser o parceiro histórico que é do Brasil”, declarou Lula.
NÃO PRECISA DO BRASIL
Contudo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que seu país “não precisa” do Brasil e da América Latina. “Eles precisam muito mais de nós do que nós precisamos deles. Na verdade, não precisamos deles, e o mundo todo precisa de nós”, disse Trump durante cerimônia em que assinou decretos em seu primeiro dia do novo mandato. O republicano deu a declaração ao responder pergunta da jornalista da Globonews Raquel Krähenbühl, que acompanhava a cerimônia de dentro do Salão Oval da Casa Branca.
- Com informações do jornal Folha de S.Paulo