O ex-ministro da Educação Fernando Haddad, que faz parte da equipe de transição do novo governo do Brasil, afirmou nessa quarta-feira, 31, que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir com o mandatário norte-americano, Joe Biden, antes de tomar posse.
Com isso, o petista deve ir aos Estados Unidos ainda antes do Natal. Conforme Haddad, Lula tem recebido “muitos convites de grandes potências para encontrá-lo” pessoal ou virtualmente antes mesmo de janeiro, quando o novo governo assume.
Além dos EUA, Lula deve ainda retribuir uma visita ao presidente da Argentina, Alberto Fernández, em dezembro.
Desde que foi eleito, em 30 de outubro, o futuro mandatário vem recebendo ligações e apoio internacional de grandes potências globais – especialmente de Biden e de países da Europa.
O petista inclusive chegou a se reunir com líderes mundiais – como o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, – além de representantes nacionais durante sua viagem à COP27 no Egito.
Do país africano, Lula foi a Portugal onde teve um encontro formal com o presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, e o de Moçambique, Filipe Nyusi.