O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu nesta quarta-feira, 14, representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Os presidentes das 26 associações estaduais marcaram presença, entre eles, o do Tocantins, o prefeito de Talismã, Diogo Borges (PSD).
SALA DE PREFEITOS
Na encontro, o presidente reforçou a importância dos prefeitos na política pública. “A casa está aberta, mais uma vez. Teremos uma sala de prefeitos no governo federal novamente. Não acredito que seja possível alguém governar o País corretamente sem levar em conta a importância dos municípios, porque é lá que as coisas acontecem”, argumentou.
RECONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO E FOCO NAS QUEIMADAS
O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, teve oportunidade de conversar com o presidente da República. “Falamos de pisos [salariais], de queda de recursos, centralização de recursos na União, sendo que é nos municípios que a vida acontece. A gente viu uma sinalização muito positiva do presidente, que falou estar reconstruindo a relação entre prefeitos e Palácio do Planalto. Ele convocou os prefeitos da região Norte para fazer uma agenda municipalista voltada para as queimadas”, revelou em conversa com a Coluna do CT.
POSSÍVEL PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO DO JALAPÃO
Diogo Borges aproveitou o momento para convidar o presidente da República para participar de um encontro de prefeitos do Jalapão. Conforme o tocantinense, Lula disse “fazer questão de estar presente”, mas pediu ajuste de agendas para confirmar. Entretanto, está na programação do mandatário reunir-se inicialmente com os presidentes das associações da região Norte e, posteriormente, com os prefeitos de cada Estado.