Mais de 11 mil mesários vão atuar na eleição suplementar 2018 no Tocantins no domingo, 3. Um serviço essencial que garante o atendimento ao eleitor, oferecendo o suporte nas mesas receptoras de votos e de justificativas. É o mesário o responsável por colher as assinaturas ou as impressões digitais e constatar os eleitores faltosos.
Para capacitar essa força de trabalho, as zonas eleitorais do Estado estão finalizando os treinamentos para garantir a qualidade no atendimento e o alinhamento de informações aos eleitores. Até o momento 17 zonas eleitorais do Estado já realizaram os treinamentos, as demais devem concluir as capacitações até o fim de semana.
Na 20ª Zona Eleitoral de Peixe os eleitores votam pela primeira vez pelo sistema biométrico e a equipe do cartório eleitoral já treinou boa parte dos mesários. “Cerca de 200 mesários irão nos auxiliar nesta eleição, um trabalho extremamente importante, pois, é a primeira vez que a Zona Eleitoral vota pelo sistema biométrico. Passamos informação sobre identificação do eleitor, fluxo de seção, além dos procedimentos teóricos, a maioria já é experiente. Durante o treinamento disponibilizamos dez urnas para operarem e testar o coletor biométrico, todos tiveram acesso, estão seguros e cientes da sua importância no processo eleitoral”, disse o chefe de cartório da 20ª ZE de Peixe, João Paulo Soares.
Benefícios e regras
O serviço prestado pelo mesário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e a dois dias de folga, no serviço público ou privado, para cada dia de convocação. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.
Caso o mesário não possa comparecer, ele deverá enviar uma justificativa ao juiz eleitoral responsável até cinco dias após a convocação. Se os impedimentos surgirem depois desse prazo, haverá tolerância, quando comprovada a justificativa.
Para quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer em data e hora marcadas, o prazo para apresentar justa causa ao juiz eleitoral será de 30 dias. Caso contrário, o mesário ficará sujeito ao pagamento de multa.
Zonas eleitorais que já realizaram os treinamentos. Clique aqui para conferir as imagens dos treinamentos
2ª ZE de Gurupi
3ª ZE de Porto Nacional
5ª ZE Miracema do Tocantins
8ª ZE de Filadélfia
9ª ZE de Tocantinópolis
10ª ZE de Araguatins
12ª ZE de Xambioá
14ª ZE de Alvorada
15ª ZE de Formoso do Araguaia
20ª ZE de Peixe
21ª ZE de Augustinópolis
25ª ZE de Dianópolis
29ª ZE de Palmas
31ª ZE de Arapoema
33ª ZE de Itacajá
34ª ZE de Araguaína
35ª ZE de Novo Acordo
Cédulas de votação
Na manhã de sexta-feira, 2, os representantes dos partidos políticos e coligações realizaram o preenchimento das cédulas que serão utilizadas nos trabalhos da auditoria da votação eletrônica durante a Eleição Suplementar 2018, em conformidade com o disposto no artigo 21 da Resolução 409/2018.
Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, juiz de Direito Marcelo Faccioni, que esclareceu a importância do momento no processo eleitoral. “Esse trabalho demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a segurança da votação. É uma forma de mostrar à sociedade que os sistemas eletrônicos de votação são seguros. Por isso realizamos essa convocação. Toda a sociedade pode acompanhar a auditoria da votação, que será realizada no dia 3 de junho, aqui no auditório do TRE-TO. Os trabalhos serão transmitidos pela internet”, explicou o juiz.
O advogado eleitoral Leandro Finelli destacou a evolução dos sistemas de fiscalização e auditoria do voto eletrônico nos últimos anos. “Para nós, que atuamos nessa área, é um privilégio saber que estamos inseridos em um processo seguro e transparente. Ao longo desses anos de trabalho, tenho percebido que a cada dia a Justiça Eleitoral tem buscado se aperfeiçoar, demonstrando seu compromisso com a sociedade ao divulgar esses processos de trabalho aos cidadãos”, disse.
“Inserir representantes da sociedade civil, como a Sociedade Brasileira de Computação e Universidades, para acompanhar os trabalhos da comissão de auditoria demonstra a seriedade e transparência do processo, além de oportunizar o esclarecimento de dúvidas acerca do certame”, disse Stephany Martins, representante da Sociedade Brasileira de Computação.
Ações
O preenchimento das cédulas consiste na simulação de uma votação, onde os presentes assinam o número do candidato que está concorrendo às eleição suplementar e as depositam em urnas de lona que ficam lacradas até o dia da votação, 3 de junho. No dia do pleito os nomes são registrados nas urnas eletrônicas sorteadas. Esse processo é acompanhando por equipe de auditores independentes, representantes de partidos e coligações, OAB, imprensa e demais representantes da sociedade. Ao final da votação é realizada a conferência para saber se os dados da urna conferem com os das cédulas.
Cronograma de atividades da Comissão de Votação Eletrônica
Terça-feira
Horário: 9h30
Local: Colégio Militar – Palmas
Endereço: Quadra Norte, Plano Diretor Norte, Palmas
Atividades: Palestra tendo como público-alvo alunos do ensino médio, preenchimento de cédulas de votação pelos estudantes e recolhimento pelos membros da Comissão, para utilização na Auditoria da Votação Eletrônica – Eleição Suplementar 2018, em conformidade com o disposto no art. 21 da Resolução/TRE-TO n.º 409/2018.
Sexta-feira
Horário: 14h
Local: Auditório do TRE-TO
Endereço: Quadra 202 Norte, Av. Teotônio Segurado, Conjunto 01, Lotes 1 e 2, Plano Diretor Norte, Palmas
Atividades: Treinamento com a equipe de apoio dos trabalhos da Comissão e montagem do ambiente com os responsáveis pela filmagem.
Sábado
Horário: 8h
Local: Auditório do TRE-TO
Atividades: Sorteio das urnas a serem auditadas, em conformidade com o disposto nos arts. 16 a 18 da Resolução/TRE-TO nº 409/2018.
Domingo
Horário: 7h às 17h
Local: Auditório do TRE-TO
Atividade: Procedimentos de votação e encerramento da Auditoria da Votação Eletrônica, conforme com o disposto nos arts. 25 a 29 da Resolução/TRE-TO n.º 409/2018.
Domingo
Horário: 17h
Local: Auditório do TRE-TO
Atividades: Conclusão dos trabalhos de auditoria, em conformidade com o disposto nos arts. 30 e 31 da Resolução/TRE-TO n.º 409/2018.
E-mail: cave@tre-to.jus.br
Telefone: (63) 3229-9662/9663. (Com informações da ascom do TRE/TO)