A Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau) divulgou levantamento nesta quarta-feira, 10, para mostrar que 131.437 pessoas estão com o esquema vacinal contra a Covid-19 incompleto. Dos que não retornaram para receber a 2º dose, 27.411 devem ser imunizados com a Coronavac; 71.213 com a Astrazeneca; e 32.813 com a Pfizer. Titular da Sesau, Afonso Piva pede colaboração dos tocantinenses. “É um dado alarmante, que nos preocupa, uma vez que a imunização é essencial para o combate à pandemia”, argumenta.
Vacinação é a única ferramento para voltar à normalidade
Afonso Piva acrescenta que o atraso do processo de imunização da população prejudica toda a rede de saúde do Tocantins. “Não conseguimos fazer com que as unidades hospitalares tenham o pleno funcionamento, em especial com cirurgias eletivas, se não frearmos a evolução da Covid-19. A vacinação é a única ferramenta eficaz para que possamos voltar à normalidade”, enfatizou o secretário da Saúde.
Apoio dos municípios
A superintendente de Vigilância em Saúde (SVS) da Sesau, Perciliana Bezerra, também chamou atenção quanto à necessidade do fechamento do esquema vacinal. “Sem o fechamento deste esquema todas as ações voltadas ao combate à Covid-19 são prejudicadas. Contamos com o apoio da população e, principalmente, dos municípios, para completarmos e alcançarmos melhores índices de vacinação contra o vírus”, explicou.