O governador interino e candidato na eleição suplementar do dia 3 de junho, Mauro Carlesse (PHS), cumpriu agenda nesta segunda-feira, 21, em Porto Nacional, e no domingo, 20, em Natividade. Aos portuenses, o gestor defendeu a realização de debate de uma política de atração de investimentos para a industrialização do Estado com o objetivo de gerar emprego, renda e incrementar a arrecadação. Por outro lado, a preocupação com áreas que atinjam diretamente o cidadão foi colocada como prioridade.
“Temos que aproveitar o potencial de cada região. Eu acredito muito no agronegócio, mas não podemos apenas produzir e exportar; temos que industrializar o Estado, de acordo com a vocação local, como turismo, piscicultura e agropecuária”, disse antes de ponderar quanto ao quadro atual. “Mas essa discussão tem que ser feita no momento certo. Agora, o que temos que pensar é no presente. É na saúde, por exemplo. É no hoje, porque, como tenho dito, ninguém vai ao hospital para passear, vai porque precisa”, acrescentou.
A agenda do candidato em Porto Nacional foi organizada pelos deputados estaduais Toinho Andrade (PHS) e Eli Borges (SD), incluindo reuniões com líderes religiosos, empresários, servidores e cidadãos portuenses. “Eu sou admirador do Carlesse, porque ele já fez, em menos de um mês, o que outros não fizeram em anos”, disse o correligionário do governador interino.
Eli Borges enfatizou a postura de atitude de Carlesse frente aos problemas encontrados na gestão estadual. Segundo o deputado, enquanto outros políticos buscariam argumentos para não resolver, por serem heranças de “outros”, o interino teria decidido agir. “Ele não usou desculpas, está resolvendo. Ele diz o que é possível fazer e faz”, defendeu, referindo-se à negociação da data-base com representantes dos servidores públicos.
A negociação da data-base do funcionalismo resultou no apoio do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe), Cleiton Pinheiro. “Antes, os servidores não tinham mais nenhuma expectativa de ver cumpridos seus direitos. Mas o Carlesse está cumprindo. E o compromisso dele é negociar todos os passivos com os servidores. É por essas medidas que estamos aqui, apoiando sua eleição em 3 de junho”, reforçou o sindicalista.
Apoio
O prefeito de Santa Fé do Araguaia, Oídio Gonçalves (Progressistas), declarou apoio à candidatura de Mauro Carlesse (PHS) durante reunião política em Porto Nacional. “Além de acompanhar o meu partido, que está aqui [no palanque do interino], creio que o governador é o melhor para o Tocantins, é o que pode garantir a estabilidade que o Tocantins tanto precisa”, destacou.
Ainda segundo Oídio, as dificuldades enfrentadas pelo seu município e por todos os outros, justifica o apoio ao governador interino, que sempre defendeu a bandeira do municipalismo. “Todos sabem das grandes dificuldades que nós [prefeitos] enfrentamos atualmente. Tenho certeza de que ele vai resolver esses problemas”, frisou.
Natividade
Na manhã deste domingo, 20, o governador interino esteve em Natividade, no sudeste do Estado, onde participou da procissão e da missa que deram início aos festejos do Divino Espírito Santo. A prefeita do município, Martinha Rodrigues (PV), recepcionou e declarou seu apoio a Carlesse. “Desde o primeiro instante que assumiu o governo, ele está nos atendendo e trabalha para levar benefícios para os municípios. Natividade já perdeu muito por conta dos interesses pessoais e políticos”, disse .
Martinha Rodrigues também criticou as várias trocas de governo em pouco tempo e disse que uma terceira mudança no comando do Palácio Araguaia neste ano, será ainda mais prejudicial para o Tocantins e seus municípios. “Eu acho muito ruim a troca de governo, já que estamos com o Carlesse no governo, vamos deixar ele até o fim, pois se for mudar de novo é mais prejuízo para o nosso Estado”, justificou. (Com informações da Ascom)