Governador interino, Mauro Carlesse (PHS) cumpriu agenda de campanha para a eleição suplementar do dia 3 de junho na região Norte do Tocantins neste final de semana. O candidato da coligação “Governo de Atitude” recebeu a apoio de alguns líderes e prefeitos em compromissos nos municípios de Augustinópolis, Esperantina, Buriti, São Sebastião, Carrasco Bonito, Sampaio, Palmeiras, Arapoema, São Miguel, Sítio Novo, Axixá, Pau D’Arco e Praia Norte. No Sul, Natividade foi visitada.
Em comício em Augustinópolis no sábado, 19, Mauro Carlesse adotou um tom mais crítico contra adversários no pleito suplementar e até gestões anteriores.“Fizeram muita coisa errada nos últimos 3 anos, quebraram o Estado, tiraram do povo seus direitos e as condições de vida pioraram”, listou. O governador interino afirmou em discurso que entrou na política para “fazer diferente” e disse saber que os agentes os públicos existem para trabalhar e “atender necessidades das pessoas”.
Carlesse questionou discurso dos adversários nesta campanha, apontando falta de compromisso. Para o governador interino, a hora é de união para tirar o Tocantins da crise. “Estão vendendo ilusões ao povo, mesmo sabendo da situação ruim do Estado, da falta de recursos para investimentos, para cuidar da saúde e da segurança. Mas vocês podem acreditar em mim porque estou trabalhando para corrigir os erros e reparar as injustiças”, disse.
O governador interino chegou a subir o tom contra adversários, mas sem citar nomes.“Outros candidatos que andam por aí pedindo voto, já vieram aqui prometeram e não cumpriram. Tem gente envolvida em escândalos de corrupção e mesmo com uma dívida enorme com a população, se acha no direito de vir novamente pedir a confiança de vocês”, criticou.
Para o candidato, o momento não é de promessas mirabolantes ou de projetos a longo prazo. “É hora de resgatar o máximo possível para o bem do nosso povo. Estamos mostrando que é possível fazer muito em tão pouco tempo, porque há vontade política e zelo com o dinheiro público”, disse Carlesse, alegando que na administração já economizou nas despesas e vem iniciando projetos como o mutirão de cirurgias eletivas.
“Enquanto os outros prometem que vão fazer nós já estamos fazendo. Sei que ainda é muito pouco pela dívida que deixaram, mas já é um começo. Saibam que vamos avançar muito se vocês me derem a oportunidade de continuar no governo do Tocantins”, completou Carlesse, ao citar o retorno do pagamento dos salários até o quinto dia útil do mês e das negociações da data-base.
Apoios
Na oportunidade, a ex-prefeita Carmem Alcântara falou da decisão de apoiar a coligação “Governo de Atitude”. “Eu quero dizer que estou apostando no senhor, na sua equipe de trabalho e acreditando e apostando no humilde eleitor, que é para vocês que eles vão trabalhar. Nós temos que pensar na melhoria da nossa comunidade”, defendeu.
Presidente da Câmara de Augustinópolis, Cícero Moutinho (PR) reforçou o apoio ao grupo. “Quero dizer a vocês que não podemos perder essa oportunidade, essa esperança que se chama Mauro Carlesse”, declarou, apontando benefícios trazidos para o município pelo interino ainda quando deputado estadual, e mesmo não sendo da região. “O homem colocou uma emenda de R$ 100 mil para o nosso posto de saúde no setor Rodoviário. Ele nos prometeu ambulância e uma já está a caminho”, exemplificou.
O deputado estadual Rocha Miranda (PHS) fez duras críticas à postura política e administrativa do governo anterior e também apontou o interino como uma esperança para o Tocantins. “Eu vou ajudar você, Carlesse a construir esse Tocantins”, declarou. “O Estado virou de pernas para o ar e agora vem essa eleição suplementar. Nós entendemos que o Estado precisa de estabilidade. Trocar de governador outra vez será mais um grande tumulto”, defendeu em seguida o deputado federal César Halum (PRB).
Agenda
Acompanhado do candidato a vice-governador da coligação “Governo de Atitude”, Wanderlei Barbosa (PHS), dos deputados federais César Halum (PRB) e Carlos Gaguim (DEM), e estaduais Luana Ribeiro (PDT), Rocha Miranda (PHS) e Olyntho Neto (PSDB), Carlesse também visitou São Miguel, Axixá e Sítio Novo. Durante a agenda, o candidato recebeu apoio do ex-vereador sitionovense Sula Borba e do ex-prefeito axixaense Auri Wulange.
Ainda em agenda no Norte do Tocantins, Mauro Carlesse angariou ainda o apoio dos prefeitos de Bandeirantes, Zé Mário (PP); de Pau D’Arco, João da Serraria (PP); e de Arapoema, Lucineide Parizi (PSD). “Temos que pensar mais nesse momento que o Estado vive agora. É hora de unir forças em torno do Governador que ajuda os municípios e que está nos mostrando que é possível atender melhor o nosso povo”, declarou a arapoemense.
Mauro Carlesse ainda visitou no domingo, 20, o município de Natividade, no Sul do Estado. Na oportunidade, a prefeito Martinha Rodrigues (PV) declarou apoio à coligação “Governo de Atitude”. “Desde o primeiro instante que assumiu o Governo, ele está nos atendendo e trabalha para levar benefícios para os municípios. Natividade já perdeu muito por conta dos interesses pessoais e políticos”, disse.
Palmas
O candidato também parabenizou Palmas pelos 29 anos de existência, comemorados no domingo. Mauro Carlesse fez questão de exaltar em especial a atuação “ousada e visionária” do ex-governador Siqueira Campos (DEM), para quem fez um trabalho “extraordinário”.
“Ele fez todos nós acreditarmos que era possível fazer uma cidade praticamente do nada. E hoje, apenas 29 anos depois, temos essa maravilha que é Palmas. Essa cidade é orgulho para o Tocantins”, afirmou Carlesse.
O governador interino ainda destacou as potencialidades da Capital e a oferta de bens e serviços que a cidade proporciona aos demais municípios tocantinenses. “Palmas não é só sede do governo. Palmas é referência para todos que visitam pelas suas belezas, pela infraestrutura que foi construída ao longo de sua história. Tem uma extensa rede pública e privada de saúde e educação, comércio forte. É uma terra de oportunidades”, ressaltou.
Carlesse relembrou uma característica acolhedora da cidade, que possui moradores oriundos de todas das regiões do Brasil. “É uma cidade que recebe bem a todos que decidem morar aqui. Isso é um privilégio para nós que acreditamos nesse sonho. Parabéns Palmas”, finalizou.