O MDB deve eleger o ex-governador Marcelo Miranda presidente regional e o deputado estadual Valdemar Júnior presidente metropolitano na eleição que realizará na tarde desta sexta-feira, 31. A convenção estadual e metropolitana da sigla vai definir o novo comando da legenda no Estado e em Palmas para os próximos dois anos, bem como a sua organização para as eleições municipais de 2020. A convenção acontece no plenário da Assembleia, das 13 às 17 horas.
O ex-governador Marcelo Miranda concorre como único candidato ao cargo de presidente do diretório estadual depois que outros nomes se retiraram da disputa, o ex-deputado federal Freire Júnior e o deputado estadual Jair Farias, além do atual presidente regional, Derval de Paiva, que se licenciou em março e passou o cargo para o vice, Herbert Barros Brito, o Buti.
O MDB que é o maior partido em números de filiados no Tocantins, pretende lançar candidaturas próprias para prefeitos nos principais municípios do Estado no ano que vem, além de ampliar seu número de vereadores.
Diretório metropolitano
Serão eleitos 45 membros do diretório metropolitano (15 suplentes) dois delegados e respectivos suplentes à convenção estadual; cinco membros titulares da Comissão de Ética e Disciplina e seus respectivos suplentes. Também após a escolha dos membros do Diretório, será eleita a Comissão Executiva e seus suplentes e o Conselho Fiscal e suplentes.
Diretório estadual
Ao todo serão eleitos 71 membros do diretório estadual (23 suplentes), quatro delegados e respectivos suplentes à convenção nacional, cinco membros titulares da Comissão de Ética e Disciplina e seus respectivos suplentes. Após a escolha dos membros do diretório, também será eleita a Comissão Executiva e seus suplentes, bem como Conselho Fiscal e Suplentes. (Com informações da assessoria de imprensa)