O presidente da Assembleia, Antônio Andrade (PTB), chamou os deputados para uma reunião logo mais às 16 horas, quando vai apresentar sua chapa para a eleição da Mesa Diretora, que ocorrerá às 9 horas desta terça-feira, 7.
Nomes da chapa
Como a Coluna do CT já antecipou, o primeiro vice de Andrade será Cleiton Cardoso (PTC) e Léo Barbosa (SD) deve ficar a com a segunda vice. Indicado pelo bloco MDB e DEM, Jair Farias (MDB) será o primeiro secretário. Vanda Monteiro (PSL), atual terceira secretária; e Amália Santana (PT), quarta secretária, devem continuar na mesa.
Candidato único
Andrade não terá concorrente. Júnior Geo (Pros), único membro da oposição, afirmou à Coluna do CT que não decidiu o voto, mas disse que não disputará, porque a prioridade agora é sua pré-candidatura a prefeito de Palmas.
Olyntho tentou formar chapa
Quem tentou formar uma chapa foi o deputado estadual Olyntho Neto (PSDB), que chegou a buscar apoio de Luana Ribeiro (PSDB), Valdemar Júnior (MDB), que queria ser indicado para primeiro secretário; e Eduardo do Dertins (Cidadania), mas não passou disso.
Reconheceu que não prosperou
Após um final de semana de intensa movimentação, na manhã desta segunda-feira, Olyntho reconheceu que a tentativa não prosperou e anunciou apoio a Antônio Andrade.
Apoio já declarado em público
Em nota, Olyntho reafirmou o apoio “já declarado em público e de forma direta ao atual presidente e amigo, deputado Antônio Andrade, ao vice presidente deputado Cleiton Cardoso”. Ele disse que esteve “ausente das discussões de composição da chapa para eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa” e que, após quarentena, já que estava com Covid-19, retorna “presencialmente nesta segunda-feira,06, para participar das discussões junto ao grupo que sempre acompanhei.
Negam articulação
De forma quase que sincronizada, um a um, os deputados Eduardo do Dertins, Luana Ribeiro e Valdemar ligaram para a Coluna do CT para negar qualquer articulação em torno de uma candidatura de Olyntho. “O presidente Antônio Andrade é meu amigo e sempre o apoiei e passei o final de semana discutindo a vaga de [primeiro] vice, mas não de presidente com ninguém”, garantiu Dertins. “Estou com o presidente Antônio Andrade há um ano e meio e o que estava discutindo era a [primeira] secretaria”, disse Valdemar. Luana afirmou que não articulou e que não foi procurada por nenhum deputado para discutir a presidência do Legislativo.
- Matéria atualizada às 13h48