Rompido com a presidente do Democratas do Tocantins, deputada federal Dorinha Seabra, o governador Mauro Carlesse (DEM) deixou de lado as rusgas com a correligionária e assinou uma nota junto com chefes de outros 19 Estados para pedir a urgente aprovação do relatório da parlamentar tocantinense do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Democratas rachado
A divisão no Democratas do Tocantins data do dia da filiação do governador, que na época exigiu ser presidente regional da sigla. Dorinha Seabra resistiu e Carlesse acabou ficando com uma vice-presidência nacional. Desde então, o chefe do Executivo, ao lado deputado federal Carlos Gaguim (DEM), tem antagonizado as discussões com a presidente regional. Um dos desentendimentos é a relação do partido com a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). A parlamentar é próxima da tucana, enquanto o Palácio Araguaia e Paço não se entendem.
Consenso sendo construído
Conforme O Globo, Congresso e Palácio do Planalto estão próximos de um consenso sobre o texto do Fundeb. Uma reunião nesta segunda-feira, 20, entre parlamentares e o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, agilizou o entendimento. Dorinha Seabra esteve presente, assim como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). A expectativa é que o texto seja apreciado pelos deputados ainda nesta terça-feira, 21.