Apesar de ter se colocado contra candidatos de mandato no partido — o que levou à desfiliação dos deputados estaduais Olyntho Neto (Republicanos) e Luana Ribeiro (PCdoB) —, o PSDB formou no plano nacional uma federação com o Cidadania. Assim, a chapa das duas legendas terá, sim, candidato de mandato, o deputado estadual Eduardo do Dertins.
Sem prejuízos
No ninho tucano, a defesa é de que o PSDB poderia estabelecer regras para si, mas não para outra legenda. Além disso, avalia que a vinda de Dertins não causará prejuízos ao projeto eleitoral do PSDB do Tocantins e se calcula que o parlamentar levará cerca de 30 mil votos para a federação, dos quais quase 20 mil dele próprio.
Excelente relação
As fontes tucanas ainda destacaram a excelente relação da presidente regional e prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, com Dertins desde os tempos do senador João Ribeiro.
Uma baixa na reta final
Uma baixa que o PSDB teve nesta reta final da janela partidária foi a do vereador da Capital Felipe Martins, que trocou o partido pelo PL, para ficar alinhado ao presidente Jair Bolsonaro. Ele deve ser candidato a federal, num partido que já tem o deputado Eli Borges.