O ministro da Educação, Milton Ribeiro, que esteve em Palmas na manhã deste domingo, 31, para visitar um dos locais de aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, versão digital, disse que escolheu o Tocantins por ser “um Estado novo, progressista e com gente séria na administração”. “Eu tenho uma boa relação com o governador e com o vice-governador e demais membros, que são pessoas que estão levando a sério a gestão pública, e isso, para mim, tem uma importância muito grande”, disse Ribeiro.
Vice-governador
Ele foi recepcionado no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues pelo vice-governador Wanderlei Barbosa e pelo chefe de Gabinete do Governador, Sebastião Albuquerque, que o acompanharam até a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), onde parte dos alunos tocantinenses fizeram a prova digital.
Grupo seleto de cidades
Wanderlei disse que é “uma honra” para o Tocantins fazer parte deste projeto-piloto do MEC, que busca maneiras de tornar o Enem 100% digital no futuro. “Graças à boa estrutura que temos em nossa rede de ensino, fomos escolhidos para fazer parte deste grupo seleto de cidades. Nossos alunos certamente terão um bom desempenho na prova, graças a qualidade do ensino da rede estadual”, avaliou o vice-governador.
Mais de 900 alunos em Palmas
Para a aplicação do modelo-piloto do Enem, que também ocorrerá no próximo domingo, 7, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou 100 mil inscrições, com 96.086 participantes confirmados em todo o país. Ao todo, mais de 900 alunos devem fazer a prova em Palmas neste domingo.
No próximo domingo
Neste domingo, 31, as provas aplicadas contêm questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Já no próximo domingo, as áreas abordadas serão no campo da Matemática e Ciências da Natureza.
Para BH
Ao final da agenda oficial no Estado, o ministro seguiu para Belo Horizonte (MG), onde também acompanharia a aplicação do Enem Digital deste domingo.
Às escondidas
Não é o primeiro ministro da Educação que vem a Palmas acompanhar o Enem. No dia 3 de novembro de 2019, a Capital recebeu o folclórico Abraham Weintraub, mas nem o Palácio Araguaia nem a Prefeitura de Palmas sabiam que ele viria. (Com informações da Secom)