O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, sanfoneiro nas lives de quinta-feira do presidente Jair Bolsonaro, deixou um boa impressão no Tocantins. Foi ele quem desestressou a solenidade dessa quarta-feira, 13, em Porto Nacional, em que o governador Mauro Carlesse (PSL) e o deputado federal Vicentinho Júnior (PL) tiveram um arranca-rabo que entra para rol dos mais intensos do Estado. Machado Neto salvou a noite com seu estilo brincalhão, acalmando os digladiantes com uma alegre prosa.
Mora no Tocantins?
Ainda em Porto Nacional, por ocasião dos 160 anos da cidade, enalteceu o potencial turístico local e do Estado. “Nós precisamos nos unir pelo Tocantins. Temos o Estado mais maravilhoso do Brasil e sei disso porque moro aqui”, disse ele, deixando todos os espectadores intrigados. Como assim, “moro aqui”? Explico: o ministro tem uma propriedade rural no município de Palmeirante desde 1997. No entanto, morar mesmo, ele hoje mora em Brasília e em Recife (PE), sua terra natal.
Maior vocação de turismo de natureza
Machado Neto defendeu que o Tocantins é um dos Estados com “maior vocação de turismo de natureza da América Latina” e, por isso, foi escolhido nesta semana para lançar uma campanha nacional. “Do Estado, escolhemos o Cantão porque é um lugar que merece ter a chance de ser mais um endereço de natureza do mundo. Nenhum Estado tem o potencial hídrico que o Tocantins tem, o potencial de terras e são poucos os gargalos que a gente vai ter que destravar e vamos destravar”, garantiu.
Mais de R$ 130 mi no TO
Ele avisou que a prova de que acredita no Tocantins é que está investindo mais de R$ 130 milhões em várias obras no Estado.
Dois tocantinenses ilustres
Diga-se: no ministério dele tem dois tocantinenses ilustres: o ex-prefeito de Dianópolis Hercy Filho, chefe de gabinete da pasta; e o ex-senador Vicentinho Alves, secretário nacional de Infraestrutura Turística. (Com informações da Secom Tocantins)