O ministro da Casa Civil, Rui Costa, negou, nesta quarta-feira, 4, que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteja elaborando propostas de revisão de reformas. Com isso ele, desautorizou o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), que em sua posse, nessa terça, 3, anunciou a intenção de revisar a reforma da Previdência. “Tenho que conversar com os ministros da Fazenda, do Planejamento; mas precisamos cuidar dos atrasos que houve nessa antirreforma [da Previdência]”, disse Lupi diante de uma plateia de convidados que o aplaudiu.
Conforme o jornal Folha de S.Paulo, Rui Costa afirmou que qualquer proposta passará necessariamente pela Casa Civil antes de sua análise e que isso foi algo tratado com o próprio Lula. Ele disse ainda que qualquer proposta só será encaminhada após aprovação do presidente. “Não há nenhuma proposta sendo analisada e pensada nesse momento para revisão de reforma, seja previdenciária ou outra. Neste momento não tem nada sendo elaborado”, afirmou.
A falta de afinidade nos anúncios feitos pelos ministros, inclusive, também segundo a Folha, será tema da primeira reunião de Lula com sua equipe na sexta-feira, 6. “O presidente já marcou a primeira reunião ministerial, para, inclusive, organizar e reafirmar, e ele acabou de me dizer, qualquer proposta só será encaminhada, evidente, depois da aprovação do presidente da República”, reforçou Rui Costa ao jornal paulista.