O Coletivo Somos já definiu que terá candidatura a deputado federal em 2022, que será encabeçada desta vez pela administradora e pesquisadora Thamires Lima. No caso da Câmara de Palmas, o grupo é suplente sob o nome do servidor público e ativista social Alexandre Peara.
Mulher mais bem votada do PSB
À Coluna do CT, o Somos afirmou que é pré-candidato a deputado federal e estadual, já que outro nome de integrante pode figurar na urna. Como uma das fundadoras do coletivo e a mulher mais bem votada do PSB em Palmas nas eleições de 2020 para a Câmara de Palmas (quando o coletivo obteve 877 votos), o grupo explicou que já era unanimidade internamente que Thamires estaria à frente em 2022 em algum dos cargos disputados. “Em conjunto foi decidido que ela concorrerá a este cargo [federal] como a porta-voz do coletivo”, afirmou o Somos.
Mais votada individualmente
Individualmente, a mulher mais bem votada do PSB para a Câmara de Palmas foi Rosa do Anjo Azul, com 666 votos.
Discutindo a possibilidade da AL
Para estadual, o coletivo ainda está discutindo as possibilidades. “Neste momento de tanto negacionismo, uma das certezas que temos é a de que devemos trabalhar com mais força e união para que possamos ter representatividade na Assembleia Legislativa, além de unir esforços para derrotar o bolsonarismo”, defendeu o grupo.
Como funciona
A ideia é a seguinte: como a candidatura coletiva é como as convencionais, ou seja, o nome que aparece na urna é de apenas um de seus membros, o Somos pode colocar um para figurar como candidato a estadual e outro a federal. Como exercício do mandato coletivo é resultado de um acordo entre os integrantes, já que não há uma regulação para esta novidade eleitoral, a grupo pode disputar as duas vagas ao mesmo tempo.
Pioneiro em 2020
No Tocantins, o Somos foi pioneiro na candidatura a vereador em 2020, e se tornou segundo suplente do PSB.
Suplente, estadual e federal
Se o coletivo for eleito estadual ou federal, ou mesmo para os dois cargos, vai exercê-los e ainda continuará suplente na Câmara de Palmas. Na disputa do ano passado foi o nome de Alexandre Peara que apareceu na urna. Assim, ele não poderia agora figurar como cabeça do grupo nas eleições para a Assembleia e Câmara Federal. Com outros dois membros na urna em 2022, vencendo, o Somos seria suplente de vereador, deputado estadual e deputado federal.