Na primeira reunião da equipe do novo governo nessa segunda-feira, 4, o prefeito de Dianópolis, José Salomão (PT), solicitou de cada secretário um relatório com informações sobre os diversas setores da administração municipal. Com esses dados, ele pretende analisar as próximas tomadas de decisão na gestão.
Austeridade
O prefeito ainda disse aos secretários que é preciso “agir com austeridade e contenção de despesas”. “Por isso, este relatório será fundamental para nos respaldar sobre a condição estrutural e orçamentária da prefeitura”, explicou.
Sincronia na gestão
Além disso, o prefeito alertou sobre a necessidade de sincronia entre os órgãos que compõem a gestão. “A transparência e responsabilidade devem ser premissas básicas na nossa administração. A engrenagem precisa funcionar, por isso, setores como o de compras, licitação e controle interno e contabilidade devem ter uma atenção redobrada”, ressaltou o prefeito.
Receitas e despesas
O secretário municipal de Finanças, Manuel Pinto Suares, solicitou que cada gestor de pasta estabeleça prioridades. “Controlar receitas e despesas para melhor atender os gestores, de acordo com a previsão orçamentária. O princípio básico é não gastar mais do que se arrecada. Portanto, é aconselhável sempre consultar o financeiro para não sobrecarregar o ordenador de despesas”, propôs Suares.