O candidato a prefeito de Palmas Eduardo Siqueira Campos (Podemos) participou nessa sexta-feira, 11, da sabatina promovida pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) e defendeu que o gestor precisa dialogar com o setor empresarial e ter compromisso com o desenvolvimento da cidade. Eduardo se mostrou otimista com o apoio popular que sua campanha tem recebido. “Com apenas 30 segundos de televisão, conseguimos chegar ao segundo turno, e isso mostra o quanto nossa mensagem foi clara”, afirmou. “Palmas nasceu para ser um centro de oportunidades e não de oportunismo. Nosso compromisso é com uma cidade melhor para todos, e com a participação de vocês, vamos chegar lá.” A candidata do PL, Janad Valcari, participará da sabatina na sexta-feira, 18.
Eduardo disse aos empresários que a geração de empregos não é responsabilidade direta do poder público, mas, sim, do setor privado. Para o candidato, cabe ao governo municipal criar as condições para que isso aconteça. “Palmas é uma cidade cheia de oportunidades e precisa de um gestor que dialogue com o setor empresarial e tenha compromisso com o desenvolvimento da cidade”, afirmou.
GRANDE POTENCIAL POUCO EXPLORADO
Ele destacou que Palmas possui um grande potencial turístico, mas ainda pouco explorado. “Temos uma indústria do turismo pronta, mas que não é aproveitada. Palmas pode se tornar uma capital de turismo, com um calendário de eventos, praias estruturadas e atrações que incentivem o turista a ficar na cidade. O que falta é planejamento e investimento em infraestrutura”, disse o candidato. Eduardo também mencionou a necessidade de revitalizar o distrito de Taquaruçu, tornando o Festival Gastronômico mais acessível para a comunidade local e criando novas oportunidades para o comércio.
SECRETARIA DO LICENCIAMENTO
O candidato apresentou a criação da Secretaria do Licenciamento como uma solução para desburocratizar os serviços aos empresários e agilizar processos como a emissão e renovação de alvarás. “Hoje, os empresários enfrentam um verdadeiro martírio para conseguir documentação. A Secretaria do Licenciamento vai descomplicar isso, facilitar o ambiente de negócios em Palmas e libertar o empresário da burocracia”, explicou.
EXPANSÃO DO INSTITUTO 20 DE MAIO
Sobre a necessidade de qualificação profissional, Eduardo Siqueira Campos lembrou de sua contribuição com a implantação do IFTO em Palmas e propôs a expansão do Instituto 20 de Maio para oferecer cursos não só para servidores municipais, mas também para jovens e empreendedores. “Palmas precisa urgentemente de qualificação para seus jovens. O Instituto 20 de Maio pode ser um grande centro de formação, em parceria com entidades, preparando nossa juventude para as oportunidades que Palmas oferece.”
ORÇAMENTO DE 1,5%
Eduardo Siqueira destacou que aumentará o orçamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de 0,25% para 1,5%, fortalecendo o Fundo de Desenvolvimento Econômico e o Banco do Povo, com o objetivo de financiar estudos de viabilidade econômica e apoiar os microempreendedores individuais (MEIs). “A Casa do Empreendedor precisa ser um local de suporte real, onde o MEI encontre apoio para crescer e não fechar as portas por falta de orientação e recursos. Portanto, penso que fortalecer a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, a Casa do Empreendedor, a composição do Conselho, incrementar o fundo e banco do povo, estaríamos dando um grande passo.”
TRÊS INDICAÇÕES
Ao ser questionado sobre o escolha do secretário de Desenvolvimento Econômico e sobre a parceria com o Estado, Eduardo Siqueira afirmou que manteria a escolha do secretário a partir da seleção de três nomes indicados pelas entidades empresariais e que teria a melhor relação com o atual governo.