A senadora Kátia Abreu (sem partido) participou na segunda-feira, 26, de debate com empresários da Capital organizado pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa). O evento teve como tema “Desenvolvimento Econômico e a Política Fiscal e Tributária”. A pré-candidata falou por cerca de duas horas e defendeu investimento em setores estratégicos e a desburocratização do Estado.
Kátia Abreu disse aos empresários que a atual política tributária tocantinense tem afastado novos investimentos, e diminuído as oportunidade de novos empregos. Durante a sua fala, a senadora apresentou dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio, mineração e turismo. “Esses três setores aumentaram de forma independente, sem que ninguém investisse nada. Imagine então se nós investirmos, quanto poderemos desenvolver?”, questiona.
Na avaliação da parlamentar, o desenvolvimento econômico do Estado passa pelo investimento nestas três áreas. Kátia Abreu falou também sobre a necessidade de uma desburocratização dos processos do serviço público.
Presidente da Acipa, Fabiano do Vale, exaltou a realização do evento. Para o empresário, o debate é um momento para que os gestores saibam dos anseios da classe produtora. “Um passo para construirmos o Estado que nós queremos”, disse.
Também pré-candidato ao governo, o deputado estadual e Paulo Mourão esteve presente no debate. Segundo o parlamentar, a iniciativa da entidade é positiva. “A atual carga tributária do Estado tem de certa forma freado o interesse dos empresários, os responsáveis por um setor que gera renda, que gera emprego e que fomenta o desenvolvimento no Tocantins”, completou.
Estiveram presentes no evento também o diretor superintende do Sebare Tocantins, Omar Henneman, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Pedro José Ferreira, o diretor técnico do Sebrae, Higino Piti, e o filho da senadora, Iratã Abreu. (Com informações da Ascom/Acipa)