A deputada estadual Janad Valcari (PL) foi à Tribuna na sessão de quarta-feira, 1º, para criticar o serviço de transporte público da Capital, agora gerido pelo próprio município. Adversária da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), a parlamentar voltou a condenar a “falta de planejamento” do Paço, que não abriu nova licitação antes do término do contrato de concessão.
CONVERSA PARA BOI DORMIR
Janad Valcari questionou a estratégia do município de deixar a concessão vencer. “A prefeita veio aqui com uma conversa esfarrapada de que estaria quebrando o monopólio de Palmas. Mais uma conversa para boi dormir. Porque este contrato tinha dia e hora para acabar. Eu, enquanto vereadora, desde o primeiro dia, sempre falei a mesma coisa. O que ela não fala é que já sabia a data do fim, mas não fez nada. Não buscou planejar, não buscou fazer um novo edital para alguém assumir e nem fez o planejamento para poder realmente saber se teria condições de gerir o transporte coletivo”, pontuou.
PROVA DA MAIS PURA INCOMPETÊNCIA
A parlamentar cita entrevistas concedidas por Cinthia Ribeiro e do presidente da Agência de Transporte Coletivo (ATCP), Fábio Chaves, em que cogitam a realização de uma nova concessão nos próximos dois anos para reforçar as críticas. “Quanta incompetência, quanta ingerência. Sabe o que é isso? Prova da mais pura incompetência de não conseguir gerir a máquina pública, assumir que não deu conta de cuidar em menos de dois meses e que já está correndo para fazer a licitação. Não está dando conta nem de lavar os ônibus das frotas, imagina gerir o transporte coletivo todo”, reforçou.
PIORAR O QUE JÁ ERA RUIM
A liberal ainda defende que o tema seja abordado pela Assembleia Legislativa do Tocantins, isto porque o transporte coletivo também atende o funcionalismo estadual, bem como tocantinenses de outras cidades que vem usufruir dos serviços públicos oferecidos na Capital. “Chegam aqui e se deparam com o caos. […] Mas confesso que ela [Cinthia Ribeiro] merece um mérito inédito, um prêmio, porque teve a capacidade de piorar o que já era ruim”, concluiu.
O PAÇO
Um dia depois do discurso, nesta quinta-feira, 2, a prefeita Cinthia Ribeiro e Fábio Chaves deram entrevista coletiva para falar do transporte coletivo. Nela, os gestores negaram que houve falta de planejamento e defenderam que a decisão de deixar expirar o contrato foi “uma grande chave” e uma “oportunidade” para “transformar a história” do serviço. Dos problemas registrados nos 100 primeiros dias, a dupla responsabilizou as antigas concessionárias, que teriam adotado práticas para causar “terror, caos e pânico”. A prefeita também abordou a possibilidade de nova concessão, mas reforçou acreditar na gestão pela ATCP.
Confira o discurso de Janad Valcari: