Candidatos a prefeito de Gurupi, Gutierres Torquato (PSB) e Josi Nunes (Pros) participaram na manhã de quinta-feira, 12, de um debate organizado pela pela Associação dos Professores Universitários (Apug-SSind) para falar das propostas para a Unirg. A defesa do gestão municipal pelo pessebista e do governo estadual pela ex-deputada continuaram sendo mote de cada um.
Gutierres preza continuidade
Apoiado pelo prefeito Laurez Moreira (PSDB), Gutierres Torquato defendeu a atual administração municipal em comparação ao Palácio Araguaia. “Estamos trabalhando de maneira honesta, falando com cada homem e cada mulher que nós vamos dar continuidade a esse modelo de gestão que tem mudado a história de nossa cidade. Nós não queremos um modelo de gestão como a que tem administrado nosso Estado”, defendeu o pessebista, criticando o governador Mauro Carlesse (DEM), principal cabo eleitoral da adversária.
Unirg é universidade devido a Carlesse
Já Josi Nunes fez questão de exaltar a participação do chefe do Executivo estadual na transformação da instituição – antes centro universitário – em universidade. “Sabe por que não dão a autonomia da UnirG? Porque querem continuar com mando dentro da UnirG. Se essa instituição hoje é uma universidade não foi por essa gestão [Laurez Moreira], mas sim do governador e de muitos professores, inclusive a ex-reitora Lady Sakai. Em relação ao processo de expansão, Mauro Carlesse está trabalhando nisso, inclusive eu me reuni recentemente com a secretária estadual da Educação e a reitoria da UnirG para tratar sobre esse assunto”, garantiu.
Unirg é administrada com competência
Apesar da crítica de Josi Nunes, Gutierres Torquato garantiu dar autonomia da instituição “A Unirg é administrada com competência, com respeito. Sabemos que a Unirg é viável, ao contrário do que foi dito há anos atrás, por isso defendemos sim a autonomia desta Universidade. Quem nos conhece sabe que nunca firmamos compromisso que não cumprimos”, disse o pessebista, que aproveitou novamente para comparar gestões, mas desta vez no âmbito do funcionalismo. “Sempre lutamos para melhorar as condições de trabalho do funcionário público, temos um plano de saúde que atende à necessidade do servidor diferente também do estadual que está abandonado”, acrescentou.
Reestruturação do Ipasgu
Josi Nunes aproveitou o debate para propor a reestruturação do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Gurupi (Ipasgu) e o aumento da da rede de credenciados, além de deixar de cobrar o desconto do órgão no 13º dos servidores. “Em conversa com os servidores da UnirG e do município, eles me pediram que é preciso aumentar a rede de credenciamento. A atual gestão cobra o Ipasgu no 13º salário, no entanto, já existe uma decisão judicial que o sindicato ganhou e que a Procuradoria recorreu. Na nossa gestão, nós não vamos cobrar o Ipasgu no 13º salário e vamos reestruturá-lo, aumentando a rede de credenciamento para atendimento de vários especialistas”, assegurou.
Confira abaixo a íntegra do debate: