Candidato pela coligação “Juntos Podemos Agir”, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) foi o segundo a ser sabatinado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas. O político abordou políticas públicas a serem adotadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedem), defendeu a criação de pasta exclusiva para Zeladoria e apresentou propostas no âmbito da rede de ensino, saúde, mobilidade e infraestrutura.
SEDEM COM 1,25% DO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO
Uma das principais propostas com impacto para o setor produtivo foi o de aumentar o orçamento da Sedem em 1% (de 0,25% para 1,25%), dotando o Banco do Povo e o Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fidep). “O Banco do Povo vai financiar mais micro e pequenos empreendedores, será mais dinheiro circulando na economia. E o Fidep vai financiar os estudos de viabilidade econômica, vamos construir um caderno de vocações, para que os empresários tenham esse suporte de saber onde devem investir e em que ramo devem atuar”, argumentou.
SECRETÁRIO DE INDICAÇÃO DO CLASSE EMPRESARIAL
Outra garantia do candidato é de que o titular da pasta será de indicação da classe empresarial, mas pondera que o nome terá que ter “as condições necessárias para o trabalho”. “Hoje a Secretaria não é ouvida em questões importantes como o estacionamento rotativo e obras como foi a LO-09 e a Avenida Tocantins. Vamos mudar isso, ela precisa ser protagonista, terá autonomia orçamentária e papel decisivo nas discussões sobre o comércio da cidade. Pois a Secretaria de Desenvolvimento é onde o empresário espera ser ouvido e a pasta fará a interlocução com as demais”, acrescentou.
MOBILIDADE E INFRAESTRUTURA
Em relação ao transporte público, Eduardo Siqueira Campos afirmou que seu projeto de melhorias para o sistema inclui que o serviço seja prestado por empresa especializada no ramo e não pelo poder público. “Existem cidades no Brasil em que a tarifa é zero, cito São Caetano do Sul. O que a Prefeitura fez? Contratou uma empresa privada, com excelência, paga o preço da passagem, mas quem opera é uma empresa privada”, sugeriu. Já quanto à infraestrutura, o candidato propôs a separação da Secretaria de Obras e a criação de uma pasta com atuação exclusiva de Zeladoria, com a primeira focada em investimentos e a segunda em manutenção.
CMEIS COM BERÇÁRIOS E CONSTRUÇÃO DE 11 UBS
Eduardo Siqueira Campos propôs a construção de novas escolas de tempo integral e a criação de mais Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com berçários, e ainda, centros especializados de inclusão. Na Saúde, o candidato anunciou a construção de 11 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um Hospital de Urgência e Emergência na região sul, visando ampliar o acesso da população a cuidados médicos de qualidade.
DESBUROCRATIZAR GESTÃO
Eduardo Siqueira ainda defendeu uma reforma administrativa para modernizar a gestão pública, destacando a criação de uma Secretaria de Licenciamento para desburocratizar processos, facilitando o empreendedorismo na cidade. Ao abordar o desenvolvimento sustentável, o candidato lembrou das iniciativas criadas em sua primeira gestão, como o programa Amigos do Meio Ambiente (AMA) e a Fundação EcoPalmas, e reforçou o compromisso em tornar Palmas uma cidade sustentável. ]
NOVAS PUBLICAÇÕES RETIRADAS POR DECISÃO JUDICIAL
Em outro material de campanha, Eduardo Siqueira Campos destacou ter garantido na Justiça a retirada de outras duas publicações com notícias falsas em grupos de WhatsApp. Os materiais imputaram-lhe má gestão à frente do Hospital Geral de Palmas (HGP). “Numa análise sumária, vislumbram-se presentes a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo para a concessão da tutela cautelar de urgência inaudita altera pars, uma vez que não há comprovação da veracidade dos fatos”, resumiu o juiz Gil de Araújo Corrêa.