José Wilson Siqueira Campos completaria 97 anos nesta sexta-feira, 1º, e políticos tocantinenses aproveitaram a data para celebrar o legado da principal liderança da criação do Estado e primeiro governador. O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), não deixou de lembrar do pai e publicou vídeo nas redes sociais para exaltar as principais realizações da maior liderança tocantinese.
MAIS QUE O CRIADOR DO TOCANTINS, UM LÍDER NATO
O vice-presidente do Senado Federal, Eduardo Gomes (PL), também divulgou vídeo nas redes sociais para lembrar do ex-governador. “Mais que o criador do Tocantins, foi um líder nato, que sonhou alto e lutou para ver o nosso Estado nascer. Deixou sua marca na cidade, nas obras e, principalmente, nas pessoas. Tocou vidas, transformou histórias e vai sempre ser lembrado por tudo isso. Sua presença faz falta, mas o seu legado serve vivo”, afirmou.
Confira:
VISIONÁRIO E DETERMINADO
Coordenadora da bancada federal, Dorinha Seabra também recorreu às redes para celebrar a data. “Visionário e determinado, foi o grande responsável pela criação do nosso Estado e pelo início da sua construção”, afirmou.
HOMEM DE VISÃO, CORAGEM E UMA FÉ INABALÁVEL
O senador Irajá Silvestre (PSD) também não deixou passar batido a data. “Mais do que um líder político, Siqueira Campos foi o pai fundador do Tocantins, homem de visão, coragem e uma fé inabalável no futuro do nosso estado. Teve a ousadia de sonhar com um Tocantins livre, autônomo e próspero, e lutou com todas as forças para transformar esse sonho em realidade”, escreveu.
LEGADO DE DETERMINAÇÃO E ESPERANÇA
A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) divulgou material nesta sexta-feira, 1º, para José Wilson Siqueira Campos. O presidente da Aleto, Amélio Cayres (Republicanos), expressou o sentimento em relação a Siqueira. “Não há como falar em política no Tocantins sem falar deste nobre e grande líder, que acreditou na fundação de um Estado que ainda não existia, em um futuro novo para mais de 1,5 milhão de moradores tocantinenses. Siqueira também lutou incessantemente pelo nosso Bico do Papagaio e chamou a atenção de todos para o grande potencial das cidades da região. Ele deixou o seu legado de determinação e esperança de que é possível fazer diferente”, afirmou.
MAIS QUE UMA FIGURA HISTÓRICA
Outros deputados também fizeram questão de exaltar o líder. Vilmar de Oliveira (Solidariedade) o considera “mais que uma figura visionária”. Siqueira fez escola e permanecerá como referencial político para as gerações que o sucederem. Hoje temos um misto de saudade e gratidão, pois sua história se entrelaça de forma inseparável com a história do nosso Estado”, afirmou. “Com seus ideais visionários, Siqueira Campos foi o grande responsável pela criação do Estado do Tocantins e pela fundação da nossa capital, Palmas, motivo de orgulho para todos os tocantinenses. Ele foi um homem de coragem, trabalho e determinação, que carregava no coração o sonho da liberdade para o povo do norte goiano”, emendou Jair Farias.
UM DOS MAIORES ESTADISTAS DA HISTÓRIA DO BRASIL
Olyntho Neto (Republicanos) vê Siqueira Campos como “um dos maiores estadistas da história do Brasil”. “Acreditou nesta terra e batalhou com todas as forças para que ela conquistasse a sua autonomia e independência. Tive a honra de trabalhar e aprender muito com ele. Visionário, empreendedor, determinado e implacável na luta pelo desenvolvimento do Tocantins”, afirmou. “Siqueira Campos sempre será referência política da autonomia do nosso Estado, da sua pujança e seu crescimento. O Estado reflete a força de seus líderes; e Siqueira sempre será esse líder precursor”, acrescentou Marcus Marcelo (PL).
Confira mais publicações: