O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou nesta sexta-feira, 16, a diplomação dos políticos eleitos no pleito de outubro. A cerimônia é o ato jurídico que marca o encerramento do processo eleitoral, habilitando os vencedores a tomarem posse e darem início ao mandato eletivo.
PROJETOS DO NOVO MANDATO
Por meio da assessoria, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) aproveitou para pontuar os principais projetos da gestão. “A saúde é uma prioridade. Temos novos hospitais para serem entregues, em Gurupi e em Araguaína, também a ampliação do Hospital Geral de Palmas. Vamos criar a Secretaria de Habitação, que sabemos que o novo governo federal preza muito a política de habitação, portanto, vamos adequar o nosso governo pra isso. Vamos ainda criar a Secretaria da Mulher, como falamos na nossa campanha. Dentre tantas outras prioridades que temos, vamos dar prosseguimento à manutenção das vias e rodovias e abrir novas estradas”, afirmou.
TRE GARANTIU A LEGITIMIDADE DO PROCESSO
O presidente do TRE, desembargador Helvécio de Brito, explicou o significado da diplomação. “Ao chegarmos a esse momento, tivemos que enfrentar e vencer desafios, momentos de intensos debates públicos. A Justiça Eleitoral do Tocantins se manteve firme e garantiu a legitimidade do processo. Devemos nos orgulhar do resultado, da relevante e digna atuação que garantiu aos um milhão de eleitores tocantinenses o pleno exercício da cidadania. Entre os mais de 500 candidatos, os eleitores elegeram 37 homens e mulheres diplomados nesta cerimônia e que devem exercer [seus mandatos] em nome do povo, com competência, cidadania e responsabilidade, amor ao Brasil e honra aos mandatos outorgados pelo povo tocantinense, de modo a engrandecer o nosso Estado”, enfatizou.
SOLENIDADE
No ato, a Justiça Eleitoral também diplomou o vice-governador eleito, Laurez Moreira (PDT); Dorinha Seabra (UB), como senadora; seus dois suplentes: Lucineide Parizi (UB) e Maurício Buffon (PTB); além dos 24 deputados estaduais e os oito federais. Os suplentes da Câmara e Assembleia só serão diplomados caso tenham a oportunidade de assumir a vaga e no momento em que isso ocorrer.
Confira a íntegra da solenidade: