O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) realizou na sexta-feira, 2, uma visita à sede da Demà Jovem, renomada organização especializada em programas de aprendizagem, localizada em Barcelona, na Espanha. O objetivo da visita foi apresentar o “Jovem Trabalhador”. Durante o encontro, um acordo foi firmado no qual dez jovens tocantinenses inclusos no programa passarão por experiências na Espanha para realização de atividades culturais, socioambientais e educacionais. A seleção para o intercâmbio se dará por meio de um sorteio com os jovens que tiverem melhor desempenho dentro do programa.
PARCERIA FUNDAMENTAL
Durante a visita à sede da Demà Jovem, Wanderlei Barbosa foi recebido por autoridades da organização e teve a oportunidade de apresentar os detalhes do “Jovem Trabalhador”. O governador destacou a importância do intercâmbio, da troca de conhecimentos. “Estou muito satisfeito em estar aqui hoje, firmando este acordo que possibilitará que os jovens do Tocantins tenham acesso a oportunidades de aprendizado e incentivará o crescimento em um cenário internacional. A parceria com a Demà Jovem é fundamental para que possamos oferecer uma formação de qualidade aos nossos jovens, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho”, afirmou.
COMPROMISSO COM OS JOVENS
O co-presidente da Demà Jovem, Josep Gassó Espina, expressou entusiasmo com a parceria estabelecida. “Estamos felizes em receber o governador Wanderlei Barbosa em nossa sede e saber que o Tocantins executa projetos como esse. Essa é uma grande oportunidade para eles, é muito importante que eles façam esse intercâmbio”, frisou Josep. Para o presidente da Renapsi, Lucas Meira, também comemorou o acordo. “Precisamos reconhecer o quanto isso é grandioso, o governo está preocupado com os jovens, principalmente aqueles que moram longe da Capital, em cidades menores. O Tocantins é um estado novo, o mais jovem do Brasil, e iniciativas como essa mostram o compromisso da gestão com os seus jovens”, afirmou.
JOVEM TRABALHADOR
Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), o programa Jovem Trabalhador contempla jovens de 16 a 21 anos, de todo o Estado, que vão assinar um contrato de trabalho formal, podendo ter duração de um ano, com remuneração de meio salário mínimo de hora trabalhada, recebendo uniforme, crachá, vale-transporte, 13° salário, seguro de vida, férias e atendimento psicossocial e psicopedagógico. Esse é o maior programa de aprendizagem para o público jovem na história do Estado, sendo iniciado no dia 1° de maio e, desde então, mais de 2 mil jovens já se inscreveram.
DEMÀ JOVEM
Demà Jovem é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), com 30 anos de atuação no Brasil, que une educação, trabalho e tecnologia inovadora com impacto social para criar oportunidades na vida de jovens, empresas e de toda a sociedade. A Demà Jovem by Renapsi promove a formação de qualidade de jovens em situação de vulnerabilidade, visando à inclusão social e à inserção no mercado de trabalho, tendo aplicado suas atividades em todo o mundo.
MISSÃO NO EXTERIOR
O governador está em missão oficial na Europa desde o dia 28 de maio até o dia 9 de junho. Acompanhado da equipe técnica, Wanderlei Barbosa já cumpriu agenda institucional na Estônia; estando agora na Espanha, seguindo, posteriormente, para a Suíça. Dentre os temas debatidos estão a Governança Digital, intercâmbio para o programa Jovem Trabalhador e questões ligadas ao meio ambiente.