O candidato a governador da coligação “A Transformação que o Tocantins Precisa”, Ronaldo Dimas (PL), esteve nesta segunda-feira, 19, na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) para apresentar proposta a representantes do setor produtivo. O liberal avaliou que as sucessivas gestões suplementares prejudicaram o crescimento do Estado. “Ao longo dos 33 anos de história, o Tocantins teve momentos enormes, momentos onde éramos reconhecidamente um Estado com muito desenvolvimento. Atraímos desenvolvimento. Muita coisa aconteceu, mas depois isso parou”, afirmou. Para o político, o risco permanecerá em caso de reeleição do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). “Vai dar em abuso de poder político e abuso de poder econômico. É a mesma história”, destacou o candidato.
DESBUROCRATIZAÇÃO DA ECONOMIA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Na apresentação de 30 minutos, Ronaldo Dimas também defendeu a desburocratização da economia. “Nós temos que acreditar na boa fé do empresário. Tem crime previsto para quem mente e a lei é aplicada. Mas não podemos dificultar a abertura de empresas”, frisou. A qualificação profissional, com um ensino médio que integre ao mercado de trabalho foi outro ponto abordado. “Hoje, o Estado não faz sua parte nas quatro áreas vitais, e isso inclui a educação. Há muito tempo precisamos modernizar a educação, que seja integrada à qualificação profissional. E nós vamos fazer isso em parcerias com as entidades como vocês, o sistema S e as próprias universidade”, destacou.
PROJETOS ESTRUTURANTES
Por fim, Dimas garantiu que, caso eleito, o Estado voltará a ter projetos estruturantes, como Prodoeste, Sampaio e tantos outros. Para isso, o candidato propõe que cada grande projeto tenha um gerente exclusivo que será cobrado e constantemente terá acesso ao governador para resolver o problema. “Esses projetos hoje não saem do papel porque ninguém cuida deles”, explicou. Ao encerrar, o liberal pediu para que as biografias e realizações de cada candidato sejam comparadas, solicitando que os empresários escolham aquele que realmente tem capacidade de comandar a transformação tão necessária.