O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) esteve na manhã desta terça-feira, 20, na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio) para apresentar as propostas da candidatura à reeleição. Na ocasião, o gestor defendeu a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a desburocratização para a abertura de novas empresas, entre outros temas. “Vamos construir uma agenda permanente com todos os setores comerciais sobre a possibilidade de redução de alíquotas de ICMS como forma de controlar a inflação e recuperar o poder de compra das famílias. Além disso, vamos ampliar linhas de crédito e a redução do custo de captação desses recursos e sobre políticas para qualificação profissional”, afirmou.
INVESTIMENTO DE R$ 110 MILHÕES NOS PARQUES INDUSTRIAIS
Durante o evento, o governador destacou o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics), que já existe, e que prevê investimentos de mais de R$ 110 milhões na reestruturação da infraestrutura dos distritos industriais em Guaraí, Porto Nacional, Colinas, Araguaína, Gurupi e Paraíso do Tocantins. “Vamos construir oitos parques industriais no Tocantins.Terá capacidade para 84 indústrias e vai atrair novos investidores para o Estado. Por onde andamos nos deparamos com resultados que fortalecem nossa economia e contribuem para geração de emprego. O cenário é promissor e esperamos que a reação se traduza em melhoria de vida dos empresários e consequentemente da população”, concluiu.
ENQUADRAMENTO
Wanderlei Barbosa ainda citou que, em apenas 11 meses de governo, o Tocantins atingiu equilíbrio fiscal e diminuiu o índice de endividamento do Estado, e que isso reflete diretamente no setor econômico. “Nós nos enquadramos na LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal], equilibramos o gasto público e conseguimos dar continuidade às ações. Nós atingimos a classificação geral da Capacidade de Pagamento (Capag) em B. Isso demonstra a responsabilidade fiscal do Estado”, concluiu.