O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) mandou um sinal claro de que quer uma boa convivência com os deputados estaduais ao afirmar em seu discurso na solenidade de posse da 10ª legislatura, na manhã desta quarta-feira, 1º, que vai pagar todas as emendas parlamentares, conforme a previsão da lei. “Todas as emendas são devidamente planejadas pelo gabinete do deputado e terão ressonância no governo. Elas têm discussão prévia com o prefeito, com a entidade. Terão pagamento dentro da lei, de acordo com o planejamento feito por nós junto com os senhores”, avisou.
NÃO ADIANTA CRITICAREM
Ele lembrou da criação no ano passado do fundo específico para as emendas, como forma de garantir o pagamento delas. “Não adianta criticarem quando eu pagar uma emenda, porque eu vou pagar. Essa é a ferramenta de trabalho do parlamentar”, definiu o governador, sob aplausos dos recém-empossados.
MOTIVO DE ATRITOS
A questão das emendas sempre foi motivo de atritos entre Executivo e Legislativo nas gestões anteriores. Elas foram criadas no orçamento de 2006, se tornaram impositivas em 2014, mas o Estado, sob forte crise fiscal, não dava conta de liquidá-las. Isso provocou crise profundas de relacionamento dos deputados com o ex-governadores Siqueira Campos e Marcelo Miranda, e menos com Mauro Carlesse, mas que também ouviu muita reclamação.
TAMBÉM FICAVA INSATISFEITO
Wanderlei sabe bem a importância das emendas para a relação do parlamentar com a sua base, uma vez que foi deputado e também ficava insatisfeito com a falta de pagamento delas.
É COMPANHEIRA
Em seu discurso, o governador ainda comentou o pronunciamento dos dois deputados que falaram em nome dos colegas. Janad Valcari (PL), pelos novatos; e Júnior Geo (PSC), pelos veteranos. Voltando-se para Wanderlei, a deputada afirmou que é companheira do governador e o parabenizou pelo trabalho que vem desenvolvendo. Contudo, avisou que vai sempre procurÁ-lo em busca de melhorias para os municípios.
NÃO É PESSOAL
Geo disse que respeita Wanderlei e admira a família do governador e que as cobranças que faz não têm caráter pessoal, mas o objetivo de melhorar a vida das pessoas. Defendeu que parlamentares e governador devem somar forças para a construção de um estado forte e desenvolvido.
COMPORTAMENTO ELOGIÁVEL
Wanderlei respondeu em seu discurso que deputado tem “um comportamento elogiável” e é “um grande parlamentar”. O governador afirmou que as críticas que recebe dos parlamentares e da população não o “ferem”, mas contribuem para melhorar a gestão. E avisou: “Eu quero acertar”. Em relação à Janad, o governador agradeceu “a forma gentil” como ela se apresentou a ele em sua fala.
GRANDES PROJETOS
Através de uma carta lida da tribuna, o ex-governador Siqueira Campos desejou sucesso aos deputados e pediu que eles “olhem pelos grandes projetos do Estado”. Ele lembrou que a boa relação que cultivou com a Assembleia em seus governos resultou na criação de Palmas e de mais 48 municípios, rodovias, a Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, em Lajeado, entre outros.