A Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), amenizou o discurso de gênero em seu governo durante a posse dos novos secretários na manhã desta segunda-feira. Como o CT mostrou no final de semana, nunca tantas mulheres ocuparam tantos cargos de primeiro escalão na gestão da Capital. São 7, considerando a prefeita, para um total de 31 postos, 22,6% do total.
Na solenidade nesta segunda-feira, Cinthia minimizou: “Não trago aqui um discurso de gênero, mas o discurso da prática e da eficiência porque uma cidade que trabalha com equidade alcança mais eficiência”, afirmou a prefeita.
Ela defendeu que foi escolhida para fazer política “para todos, para as mulheres, para os negros, os idosos e todos os demais segmentos, porque aqui estamos dedicados à família palmense, sem qualquer distinção de gênero ou raça”.
Além da própria prefeita, a gestão passou a contar com a tenente-coronel Welere Gomes Barbosa Silveira (Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana), a advogada Luciana Cordeiro Cavalcante Cerqueira (Fundação Municipal de Meio Ambiente, FMA), Valquíria Rezende (Secretaria do Desenvolvimento Social), Fernanda Rodrigues Silva (Planejamento e Desenvolvimento Humano), Raquel Oliveira (Comunicação) e Carmen Lúcia Bom (Banco do Povo).
LEIA MAIS
— Grupo pressiona Cinthia contra nomeação de Welere, mas erra na dose
Além Welere Gomes e Luciana Cordeiro, também foram empossados nesta segunda Whisllay Maciel Bastos, ex-secretário executivo de Saúde, que assumiu como titular da pasta; e Paulo Cézar Monteiro da Silva, que estava à frente da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e agora assumiu a Subprefeitura da Região Sul de Palmas.
Dulcélio Stival assumiu a Secretaria Executivo de Fiscalização da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP); Sabrina Kelly Vieira Machado como secretária executiva da Habitação, Newton Andrade Soares, como secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e Evandro Gomes Sobrinho, como secretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária e Serviços Regionais.
A prefeita Cinthia Ribeiro assumiu o comando do município no dia 3, com a renúncia do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), que é pré-candidato a governador.