O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, participou nesta segunda-feira, 9, da solenidade de posse do governador Mauro Carlesse (PHS) na Assembleia Legislativa e fez um apelo ao novo comandante do Estado: priorizar as cidades. “Tem que ter um olhar sensível às pequenas comunidades”, disse.
Segundo o presidente da ATM, os esforços empregados pelos governos municipais na promoção e execução de ações contribuem para que o Estado alcance índices de desenvolvimento. “À exemplo, quando os governos municipais promovem ações de desenvolvimento econômico, como a facilitação para a entrada de empresas em seus territórios, contribuem com a ampliação da arrecadação do Estado, por meio do ICMS e IPVA”, explicou Mariano.
“Não há como dissociar o progresso do Estado como resultado da evolução dos municípios”, acrescentou. Por outro lado, Mariano revelou que em algumas parcerias, as prefeituras acabam por subfinanciar a execução das ações. “Precisamos retirar recursos em caixa para complementar a verba do transporte escolar de alunos do Estado, para custear farmácia básica, hospitais, atendimento de média e alta complexidade e, em alguns casos, a complementação de recursos do Fundeb, explicou Mariano.
LEIA MAIS
— Cotado para o Senado pelo Palácio, Ataídes sobre Carlesse: “Cabe estarmos ao lado dele”
— Diplomado e empossado, Carlesse prega parceria com Parlamento: “Precisamos esquecer política e eleição”
Para o presidente da ATM, o novo comandante deve priorizar os municípios. “Ter um olhar sensível às pequenas comunidades, pois mais de 80% dos municípios tocantinenses são de pequeno porte, e vivem exclusivamente do FPM [Fundo de Participação dos Municípios]. Os projetos estruturantes e de desenvolvimento regional propostos pelo novo governo deve ter os municípios como base”, finalizou. (Com informações da Ascom ATM)