O Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran) realizou ao longo da temporada de praias e do período de férias uma série de ações educativas e de fiscalização dentro da programação da “Operação Verão Seguro”, que iniciou no dia 27 de junho e finalizou neste domingo, 3. Ao todo, os educadores de trânsito alcançaram 34.160 pessoas em ações realizadas em 25 municípios tocantinenses,
FISCALIZAÇÃO
Os agentes de trânsito abordaram ao todo 11.764 veículos. Dos veículos abordados, os agentes de trânsito removeram 85, dos quais 40 eram motocicletas e 39 automóveis. Foram realizados 4.798 testes do bafômetro, sendo que 4.655 deram negativos, 67 positivos e houve 68 recusas ao teste. O Detran ainda lista 74 autuações por alcoolemia e 41 prisões por concentração de álcool igual ou superior a 0,34mg/L, crime de embriaguez ao volante, conforme art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
OUTRAS OCORRÊNCIAS: MAIS DUAS PRISÕES
Ainda nas localidades, os agentes conduziram um condutor por tráfico de droga, após ser pego em flagrante, e outro condutor por transitar com placa adulterada. Além disso, foi registrado um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por entrega de veículo a menor de idade e um condutor foi encaminhado à delegacia por dirigir uma motocicleta com sinal identificador de veículo suprimido (Chassi).
EFETIVO
Segundo o gerente de fiscalização e segurança do Detran, Enildo Leite, um efetivo de 53 agentes foram mobilizados, dispostos em 12 viaturas. “Nós colocamos nas vias o máximo do nosso efetivo que, em atuação conjunta com as demais forças de segurança, buscaram reduzir a condução de veículos por condutores sob efeito de álcool ou drogas e retirar de circulação veículos em mau estado de conservação que comprometam a segurança do trânsito”, explicou.
Campanha de conscientização dos agentes de trânsito


