O prefeito de Araguaína e candidato à reeleição, Wagner Rodrigues (UB), participou nesta sexta-feira, 20, de sabatina promovida pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Na ocasião, uma parceria com a instituição foi discutida. “A UFNT é uma das maiores produtoras de conhecimento de todo o Brasil, é de fundamental importância ter a universidade trabalhando ao lado da prefeitura para que possamos discutir o futuro da nossa cidade. Araguaína hoje tem infraestrutura urbana com grandes avenidas, a nossa indústria está crescendo e gerando emprego para os profissionais formados pela universidade e queremos nesta próxima etapa fazer ainda mais.”, destacou.
APOIO NA CAPACITAÇÃO
Durante a agenda, Wagner Rodrigues também pediu apoio para ampliar a capacitação dos araguainenses. Durante a gestão do prefeito, mais de 9 mil empregos formais foram gerados na cidade, mas há pelo menos outras 1 mil vagas não ocupadas por falta de pessoas com qualificação. “Araguaína é hoje um polo logístico, o agro está cada vez mais forte, não apenas na produção, mas na industrialização, armazenamento e distribuição da carne e dos grãos produzidos na região. Nós precisamos de mão de obra qualificada para atender a essa demanda e o araguainense ocupar essas vagas de mão de obra qualificada que estão surgindo, é aí que entra a UFNT”, acrescentou.
PARCERIAS JÁ FORAM FIRMADAS
Wagner Rodrigues fez questão de destacar que, no mandato, já foram firmadas mais de dez parcerias com a UFNT, incluindo a participação da universidade em programas sociais do município, a Universidade da Idade Adulta e Longevidade (UNIIAL), capacitação de professores e técnicos da educação municipal, participação em paineis temáticos, elaboração de planos de gestão e programas ambientais.
CLÍNICA VETERINÁRIA PÚBLICA
Na entrevista, o candidato à reeleição destacou o potencial de produção da UFNT, que já formou mais de 6 mil alunos e atualmente possui 3.374 estudantes matriculados, incluindo indígenas, quilombolas, além de quase 600 colaboradores. Um dos próximos projetos que também será executado em parceria com a instituição: a construção da primeira Clínica Veterinária Pública, destinada a população de baixa renda. A intenção é que a estrutura tenha capacidade para 12 mil atendimentos gratuitos todos os anos, oferecendo serviços de consulta, exames físicos e laboratoriais, ultrassom e pequenos procedimentos cirúrgicos. Todo o serviço será feito por veterinários e profissionais da Secretaria de Saúde de Araguaína em parceria com a UFNT.
Confira a íntegra da sabatina: