O presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), reuniu 14 deputados estaduais na noite desta quinta-feira, 28, véspera da eleição para a Mesa Diretora em que é candidato à reeleição. Ao lado do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), o parlamentar recebeu o apoio de Ivory de Lira (PCdoB), Olyntho Neto (Republicanos), Marcus Marcelo (PL), Eduardo Fortes (PSD), Moisemar Marinho (PSB), Cleiton Cardoso (Republicanos), Luciano Oliveira (PSD), Gipão (PL), Léo Barbosa (Republicanos), Gutierres Torquato (PDT), Claudia Lelis (PV), Janad Valcari (PL), Nilton Franco (Republicanos) e Vilmar de Oliveira (SD). Este último cedeu a chácara para a agenda.
FOTO QUEBRA EXPECTATIVA DA OPOSIÇÃO DE CHEGAR AO EMPATE
Com a reunião, Amélio Cayres confirma o favoritismo para o pleito que acontece nesta sexta-feira, 29, às 19 horas. Eduardo do Dertins (Cidadania) ensaia uma candidatura pela oposição e chegou a ser ventilado que chegou a garantir nove votos. A expectativa é elencar apoio o suficiente para um empate, já que assim a vitória ficaria com quem tivesse mais mandatos na Aleto, no caso, o parlamentar do Cidadania. Entretanto, a agenda do atual presidente joga por terra esta possibilidade e aliados do republicano garantem que o apoio é ainda maior. O grupo palaciano lista ter o suporte ainda de Fabion Gomes (PL), Jorge Frederico (Republicanos), Valdemar Júnior (Republicanos), Vanda Monteiro (UB), Eduardo Mantoan (PSDB) e Winston Gomes (PSD), chegando a 21 votos.
NOVA ELEIÇÃO
Os deputados estaduais realizam eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio da Legislatura na noite desta sexta-feira, 29, após tornar nulo o pleito de junho, que já tinha confirmado a reeleição de Amélio Cayres. A medida busca adequar-se ao novo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que os processos eleitorais devem ocorrer em período próximo ao início do exercício do mandato.