O tradicional Desfile Cívico-Militar em celebração à Independência do Brasil, realizado na ala sul da Praça dos Girassóis, em Palmas, reuniu nesse domingo, 7, mais de 10 mil pessoas, entre estudantes, militares, autoridades e comunidade em geral. Durante o evento, o governador em exercício Laurez Moreira (PSD) destacou a importância da data para a reflexão sobre a história e o futuro do país. “Estamos comemorando 203 anos de independência, o que nos torna uma nação muito jovem. Temos muito a aprender com países mais experientes, mas eu acredito muito no povo brasileiro e no povo tocantinense. É possível construir uma sociedade sólida e moderna. Meu objetivo é que o Tocantins seja uma referência para o Brasil”, enfatizou.
CARRO ABERTO
Antes do início do desfile, foi executada a revista às tropas com o governador Laurez Moreira, desfilando em carro aberto. O ato contou com a participação de representantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e da Polícia Militar. No carro, Laurez estava acompanhado de sua esposa, a desembargadora Ângela Maria Prudente, do Tribunal de Justiça, e do senador Irajá (PSD).
AUTONOMIA E LIBERDADE
A secretária interina da Educação, Markes Cristina Oliveira dos Santos, ressaltou o papel das escolas no desfile. “O Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro é a consolidação de tudo que vem sendo realizado nas escolas. Todo o trabalho do Profe [Programa de Fortalecimento da Educação] é apresentado aqui de forma muito representativa. Essa data simboliza a autonomia e a liberdade de um povo, e o trabalho desenvolvido ao longo do ano enaltece isso, fortalece o acolhimento e a autonomia escolar”, pontuou.
EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA O BRASIL
Com o tema Educação que transforma o Brasil, as escolas estaduais apresentaram no desfile os oito eixos do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe). As fanfarras e os pelotões de oito unidades escolares destacaram ações do governo do Tocantins para a educação, como inclusão, aprendizagem, educação tecnológica e inovadora, desporto e cultura, formação e valorização dos profissionais da educação, melhoria da infraestrutura das escolas, além da implantação do Profe nos municípios.