Representantes do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia, que formam o Matopiba, estiveram reunidos no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 27, para alinhar ações conjuntas de combate ao desmatamento ilegal no Cerrado. O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) marcou presença na agenda promovida pelo governo federal. “O nosso estado fez questão de trazer o setor agropecuário para dentro deste debate. Hoje, a produção agrícola com garantia de proteção ao meio ambiente é indispensável às exigências do mercado nacional e internacional. Este diálogo está nos permitindo ser um estado que se destaca nas questões de sustentabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que garante a produção de alimentos”, defendeu no encontro.
CASA CIVIL, MAPA E MMA
O encontro foi promovido pelos ministros da Casa Civil, Rui Costa; do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Além de Wanderlei Barbosa, que esteve acompanhado dos secretários do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis (PV); e de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior, os governadores do Maranhão, Carlos Brandão (PSB); do Piauí, Rafael Fonteles (PT); e da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também participaram da reunião.
TOCANTINS TEM PACTO
Em novembro de 2023, o o Tocantins promoveu a assinatura do Pacto Pelo Desmatamento Ilegal Zero no Tocantins, que tem como objetivo estabelecer uma aliança entre o estado e as entidades representativas do setor produtivo. Como resultado, 12 importantes organizações do setor agropecuário assinaram o pacto e estão atuando, juntamente com o governo, na construção de soluções para a integração sustentável entre produtividade e proteção ambiental.