Candidato a governador pela coligação “A Vez dos Tocantinenses”, o senador Vicentinho Alves (PR) cumpriu agenda nesta quinta-feira, 3, em Dianópolis. O evento contou com a presença do prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino (MDB), que revelou na ocasião que Marcelo Miranda (MDB), após ser cassado, foi o primeiro a ligar para o parlamentar republicano para pedir que participasse da eleição suplementar.
Para Avelino, Vicentinho Alves tem as “qualidades necessárias” para ser governador do Estado. O prefeito de Paraíso do Tocantins afirmou que tomou a decisão de apoiar o senador independente da posição do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), garantindo ainda o diretório paraisense e 25 dos 27 prefeitos emedebistas defendem a candidatura da coligação “A Vez dos Tocantinenses”.
“O voto de todos tem o mesmo valor. Comparem os candidatos. Vicentinho nasceu aqui e conhece os problemas do Estado com detalhes. Saio consciente de que o sudeste vai votar em Vicentinho na eleição de 3 de junho”, finalizou Moisés Avelino, argumentando que a delicada situação do Tocantins deve-se à falta de gestão.
Briga interna do MDB
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) decidiu ficar fora da eleição suplementar, sem delegar apoio a um candidato. O resultado é tido como uma vitória da deputada federal Dulce Miranda (MDB). Segundo informações de um interlocutor ao Blog CT. A maioria do partido estava disposta a acompanhar Vicentinho Alves, mas a parlamentar barrou o projeto por conta de divergência com o filho do senador e colega na Câmara, Vicentinho Júnior (PR), em relação a colégios eleitorais.
Nesta semana, o presidente regional da sigla, Derval de Paiva, revelou ao CT que se não haver decisão Supremo Tribunal Federal (STF) suspendendo a cassação de Marcelo Miranda até o trânsito em julgado, o MDB deverá se reunir extraordinariamente para decidir os rumos na eleição suplementar até semana que vem. Entretanto, mesmo sem o apoio oficial do partido, alguns emedebistas – como o caso de Moisés Avelino – já apoiam a coligação “A Vez dos Tocantinenses”.
Evento de Vicentinho
Além de Moisés Avelino, o evento da coligação “A Vez dos Tocantinenses” em Dianópolis também contou com presença do prefeito de Taguatinga, Miranda Gonçalves (PV). “Estamos vivendo uma eleição que ninguém esperava e, pela primeira vez, temos a oportunidade de eleger um governador nascido na margem direita do rio Tocantins. De 23 cidades que compõem a região sudeste só duas ‘ainda’ não declararam apoio à Vicentinho. Com ele, nunca mais seremos o corredor da miséria, mas, sim, o corredor do progresso”, disse.
Ao fazer uso da palavra, Vicentinho Alves defendeu uma postura agregadora. “Em trinta anos na política nunca desonrei nenhum voto. Sinto-me preparado para governar o Estado. Quero fazer um governo de paz, tranquilidade, solidariedade e competência. Cuidar da saúde, cuidar do social, da segurança, com uma política de integração e não de repressão”, disse;
Durante toda a quinta-feira, 3, Vicentinho Alves participou de carreatas e concentrações em Silvanópolis, Santa Rosa, Chapada da Natividade, Natividade, Almas, Porto Alegre e visitou também Rio da Conceição.