O titular da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP), Wlademir Costa, prestigiou nesta quarta-feira, 15, em Brasília, o relançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que tem como objetivo articular ações para a prevenção, controle e repressão da criminalidade. O Pronasci terá cinco eixos: enfrentamento e prevenção de violência contra as mulheres; fomento às políticas de segurança pública com cidadania com foco em territórios vulneráveis e altos índices de violência; políticas de cidadania com ensino formal e profissionalizante para presos e egressos; apoio às vítimas da criminalidade e combate ao racismo estrutural.
TOCANTINS RECEBE 6 VIATURAS
Já como parte das ações do primeiro eixo do Pronasci II, o governo federal entregou aos Estados e municípios 270 viaturas para fortalecer o patrulhamento preventivo, a investigação policial, o acompanhamento de medidas protetivas de urgência e o atendimento qualificado no combate à violência contra a mulher. O Tocantins receberá ao todo seis novas viaturas, sendo três para a Patrulha Maria da Penha (todas para Palmas) e três para as Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (uma para Araguaína, uma para Palmas e uma para Gurupi).
NOVAS VIATURAS SERÃO FUNDAMENTAIS
Wlademir Costa ressalta a importância da retomada do programa. “O Pronasci vem para somar à construção de uma política pública eficaz no enfrentamento à criminalidade nos estados brasileiros.”, completou. O secretário ainda destacou a entrega das viaturas para reforçar o combate à violência contra a mulher. “Agregando às ações que já estamos desenvolvendo para a proteção de vítimas de violência doméstica no Tocantins, as novas viaturas serão fundamentais para ampliar a capacidade de atendimento das nossas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher.”, enfatizou o secretário.
SEGURANÇA TAMBÉM É POLÍTICA SOCIAL
O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, reforçou a atuação da Segurança Pública para a garantia de direitos da população. “As pessoas se perguntam se segurança é polícia ou é social. O Pronasci está aqui para mostrar que os dois se complementam, um não anda sem o outro. Segurança também é política social, não é apenas lei e ordem.”, afirmou. O presidente da República, Lula da Silva, garantiu que reunirá os esforços necessários para que o programa funcione em todos os estados. “Fico feliz com a recuperação desse programa, porque o papel do Estado é cuidar das pessoas. O governo não pode ser omisso aos problemas da Segurança Pública. Não faltará os recursos necessários para implantar o Pronasci na sua plenitude.”, completou.