A 4ª edição do Smart City Expo Curitiba (SCECWB) iniciada nesta quarta-feira, 22, contou com a presença do vice-governador Laurez Moreira (PDT) e da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB). A programação segue até sexta-feira, 24, e é a versão nacional do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress. A ação convida autoridades e especialistas em temas voltados para inovação, tecnologia e sustentabilidade, aplicados em setores como educação, mobilidade, urbanismo, planejamento, entre outros.
DEVER DO BOM GESTOR BUSCAR NOVAS IDEIAS
Ao lado do secretário da Educação, Fábio Vaz, o vice-governador falou sobre a participação; “Acredito que é dever de um bom gestor buscar novas ideias, novos exemplos de ações que possam melhorar o bem-estar dos cidadãos. Queremos extrair daqui iniciativas inovadoras preocupadas com a sustentabilidade e apresentá-las ao governador Wanderlei Barbosa. Todos os segmentos que envolvem o setor público podem ser beneficiados e é essencial que conheçamos e que busquemos implementar políticas que facilitem o dia a dia das pessoas”, afirmou.
AGENDA
Após a abertura do evento, Laurez Moreira e Fábio Vaz se reuniram com o presidente da empresa de tecnologia da informação “Arlequim”, Haroldo Jacobovicz, com a vice-presidente, Noeli Isfer, e com o representante dos computadores virtuais da Arlequim, Manoel da Costa. O objetivo do encontro foi debater o segmento de tecnologia da informação e conhecer as estratégias da empresa para a Educação.
FORMAÇÃO DE CIDADÃOS
Fábio Vaz elencou os objetivos da gestão. “Uma das nossas frentes de trabalho é a inserção das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. E não tem como falarmos de cidades inteligentes sem trabalharmos na base, que são as salas de aula, para formarmos cidadãos que pensem a vida em uma perspectiva tecnológica, ou seja, no uso da tecnologia em prol do bem-estar do ser humano”, pontuou.
CIDADES E TECNOLOGIAS A FAVOR DO CIDADÃO
Já a prefeita Cinthia Ribeiro fez parte do painel “Cidades e Tecnologias a Favor do Cidadão” ao lado dos gestores Rafael Greca (PSD), de Curitiba; Adriane Lopes (Patriota), de Campo Grande; e Júnior Brindarolli (PSD), de Morretes. Na ocasião, a palmense destacou a necessidade de uma análise sobre a distribuição de recursos por meio de revisão do pacto federativo. “Diante desse formato de inovação, tecnologia e governança, nós prefeitos e gestores temos um grande desafio. As responsabilidades são cada vez maiores e os recursos são cada vez menores. Por isso há uma grande necessidade de fazermos uma revisão do pacto federativo, em uma redistribuição, inclusive, tributária”, argumentou.