As eleições legislativas para a Câmara dos Deputados em outubro no Tocantins prometem ser bastante disputadas. De um lado deputados de mandatos que lutam por mais quatro anos no Congresso Nacional e, do outro, novatos que surgem no cenário político tocantinense.
Das oito vagas de deputados federal que o Estado tem assento no Legislativo federal duas estão em aberto com às postulações da deputado Dorinha Seabra Rezende (UB) ao Senado e de Osires Damaso (PSC) ao governo.
Este cenário anima os candidatos que participam pela primeira vez de um pleito eleitoral. O cientista político Gylwander Peres (PSD) é um deles. Em pré-campanha desde o ano passado, ele tem percorrido o Estado de norte a sul. “ Estamos construindo uma base sólida para sermos competitivos no pleito”, avisa Gylwander.
Ele considera que as vagas em aberto animam muito os que postulam o mandato de deputado federal pela primeira vez. “As vagas em aberto e a mudança na legislação eleitoral que acabou com as coligações abriu espaço para candidatos novatos. Acredito que teremos uma significativa renovação em nossa bancada federal. Estamos trabalhando para ganharmos as eleições”, disse.