O mais novo coordenador de operações da Fundação Rádio e Televisão do Parlamento (Fundaleto), a TV Assembleia, Gilvane Pereira Amaral, também está lotado no gabinete da senadora Kátia Abreu (PDT) como ajudante parlamentar intermediário. A informação é do próprio Portal da Transparência, que o lista como servidor ativo admitido em 2016.
Em breve comunicado, a assessoria da parlamentar afirma que Gilvane Pereira Amaral pediu exoneração do cargo de ajudante parlamentar intermediário na segunda-feira, 18, sendo que a previsão é que nesta terça-feira, 19, seja publicado no Diário Oficial. Por outro lado, a nomeação do ex-prefeito de Monte do Carmo na Assembleia Legislativa foi confirmada ainda na sexta-feira, 15, mas sendo retroativa ao dia 5 deste mês.
A nomeação do ex-prefeito de Monte do Carmo já havia causado polêmica por ser a segunda indicação política seguida para cargos na comunicação na Casa de Leis. O presidente da Assembleia Legislativa, Toinho Andrade (PHS), tinha nomeado um dia antes Homero Barreto Júnior, ex-gestor de Itaguatins. Os dois não são profissionais da área.
O caso de Gilvane Pereira Amaral é mais controverso porque tem o agravante dele ter sido condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e ainda ter uma cassação de mandato pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e agora aparente acumulação de cargos públicos.