Reeleito pela coligação adversária encabeçada por Carlos Amastha (PSB) mas governista de primeira hora, o deputado estadual Olyntho Neto (PSDB) foi escolhido como líder do Palácio Araguaia na Assembleia Legislativa pelo governador Mauro Carlesse (PHS). A Casa de Leis foi informada da escolha por meio de ofício enviado na tarde de terça-feira, 30. A vice-líder do governo será a deputada Valderez Castelo Branco (PP), que liderou bancada palaciana no governo Marcelo Miranda (MDB), cassado em março. Dos deputados, Olyntho é tido como um dos mais próximos de Carlesse.
“Estou certo de que a escolha em muito contribuirá para o fortalecimento do processo de interação e articulação política entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, relacionado ao encaminhamento dos assuntos que, a partir dessa Casa, determinam o futuro do povo tocantinense”, diz o governador no ofício enviado ao Parlamento.
Já como líder do governo, Olyntho Neto terá o desafio de defender os interesses do Palácio Araguaia na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na aprovação da Lei Orçamentária Anual. A previsão é que até o dia 15 de novembro seja encaminhada ao legislativo a previsão de receitas e diretrizes que formarão a LOA, com o objetivo de apontar as prioridades do governo para os próximos anos.
“O momento agora é de diálogo e entendimento não só com o Legislativo, mas um alinhamento com todos os Poderes, respeitando a independência e a função de cada um, para resgatar a credibilidade e a capacidade de investimento do Estado. Esse entendimento certamente resultará em atendimento às demandas que a população tem” comentou o deputado tucano.