Sebastião Albuquerque Cordeiro, o nome escolhido pelo governador Mauro Carlesse (DEM) para substituir o coronel Marcelo Falcão Soares na presidência do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), é filiado ao PTB, do qual foi secretário-geral, e ligado ao ex-deputado estadual José Geraldo. No entanto, se aproximou bastante de Carlesse, quando o governador militava nas fileiras petebistas.
Peça-chave do Resolve Palmas
Albuquerque foi chefe de gabinete de Carlesse na Assembleia e atualmente era subsecretário de Administração no governo do Estado. O novo presidente do Naturatins foi peça-chave na implantação do Resolve Palmas, do qual foi secretário-executivo, indicado por Zé Geraldo ao ex-prefeito Carlos Amastha (PSB). Ele foi um dos responsáveis pela eficiência do modelo implantado no órgão. Albuquerque deixou a prefeitura na gestão de Cinthia Ribeiro (PSDB).
Indicação do governador
O presidente do PTB do Tocantins, Wagner Rodrigues, confirmou à Coluna do CT que a participação de Sebastião Albuquerque na administração estadual foi uma escolha exclusiva do governador, e não uma indicação partidária. Sobre a relação do partido com o Palácio Araguaia, o dirigente petebista admitiu ter tentado uma “aproximação”, mas que Carlesse não demonstrou “interesse”. O petebista, porém, reforça que a sigla está de “portas abertas”.