A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet), regional de Dianópolis, Fabiana Pacheco Araújo (PT), é pré-candidata a vereadora no município do sudeste do Tocantins. É o Sintet estendendo sua representatividade no campo eleitoral. Em Palmas, a entidade também terá um de seus dirigentes disputando vaga no Legislativo, o secretário de Assuntos Municipais de Palmas, Joelson Pereira (PT). Em Colinas, a presidente da regional, Railma Martins (DEM), também é pré-candidata.
Maior representatividade das mulheres
Fabiana é professora da educação básica há quase 17 anos, e disse que um dos objetivos de sua pré-candidatura é proporcionar maior representatividade das mulheres na Câmara de Dianópolis. “A política ainda é um ambiente de pouco acesso às mulheres e, assim, queremos pensar em políticas públicas que nos favoreçam”, explicou.
Educação por quem vive a educação
Outra meta da pré-candidata é que a educação seja tratada por “alguém que vive na educação, sabe os dilemas e necessidades”. “Porque em toda campanha eleitoral as pessoas geralmente se apoderam do discurso tríplice saúde, educação e segurança pública, e pouco ou quase nada fazem pela educação”, avaliou.