O presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, afirmou que Palmas, que completa 35 anos nesta segunda-feira, 20, é a única capital brasileira que pode proporcionar aos seus habitantes a memória de ter visto o primeiro momento, o primeiro tijolo, a primeira casa. “Por isso, o forte de comemorar esses 35 anos é ter vivido essa saga com todos aqueles que acreditaram que era possível erguer uma capital à margem direita do Rio Tocantins, mudando todo o eixo econômico do Estado e proporcionando igualdade de oportunidades a todas as pessoas que chegavam no Estado e àqueles que, como eu, já moravam no Tocantins”, afirmou o senador.
COMEMORAR AS AMIZADES
Gomes enfatizou a importância das amizades formadas e os políticos que ajudaram na construção da Capital. “O forte de tudo isso é comemorar as amizades que foram feitas, a vida que foi desenvolvida, sem contar na cidade moderna e bonita que é Palmas. Isso só deixa claro que o processo de liderança foi feito pelo governador Siqueira Campos à época, a Assembleia Legislativa que aprovou a mudança da Capital para Canela, para proporcionar a criação de Palmas, o próprio Fenelon Barbosa, que foi seu primeiro prefeito, e os prefeitos que seguiram, cada um a sua forma, colaborando com a cidade”, relembrou.
DESAFIOS SUPERADOS E CONQUISTAS COMPARTILHADAS
O senador pontuou ainda que a história de Palmas é marcada por desafios superados e conquistas compartilhadas por sua população, que viu a Capital crescer e se tornar um exemplo de planejamento urbano e desenvolvimento sustentável. “Eu agradeço muito a Deus por ter tido a oportunidade de ser vereador, presidente da Câmara, deputado federal por três mandatos representando a Capital e agora no Senado, conseguindo influir com pontos importantes, com recursos, não só para a prefeitura, mas também para experiências importantes, como é a Fazenda Esperança, a nossa parceria com a Universidade Federal do Tocantins e o Hospital do Amor, para não contar aqui as outras tantas experiências que nós temos voltadas com o dia de Palmas. O Zé Gomes tem um poema muito bonito dele que fala da necessidade de se avizinhar e se apoiar e derrubar os muros dos quintais para que Palmas fosse a cidade de integração, amizade e amor. E é sempre nesse espírito que a gente trabalha. Então, Palmas, parabéns pelos 35 anos. Só estamos começando a história de um lugar bonito e diferente para se viver”, afirmou.