Em consulta ao Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP), a Coluna do CT identificou que apenas 8 partidos em Palmas entraram neste ano eleitoral com órgãos partidários devidamente formados. O País tem um total de 29 agremiações registradas.
ÓRGÃO DEFINITIVO
Única agremiação com órgão definitivo na Capital, o Partido dos Trabalhadores (PT) é presidido por João Helder Vilela, que é pré-candidato a prefeito. A direção tem validade até junho de 2025.
DIREÇÃO DO PSB COM VALIDADE ATÉ 2025
Outro pré-candidato que está com a situação partidária resolvida para 2024 é o ex-prefeito Carlos Amastha, que preside o Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Tocantins e tem a aliada Amanda Sobreira à frente da atual comissão provisória da sigla na Capital, que segue até fevereiro de 2025.
COMISSÕES FORMADAS EM 2020 E SEM PRAZO PARA ENCERRAR
O Avante está entre as três comissões provisórias com prazo indeterminado de vencimento. Estabelecida em março de 2020, a direção é comandada por Lasaro Quirino Rodrigues. A do Agir também foi formada em março de 2020, tendo Melina Leal Rego como presidente. Presidida por Jorge Hernany Silveira Madeira desde abril do mesmo ano, a direção da Democracia Cristã (DC) também não tem prazo para finalizar.
FIM DA VIGÊNCIA NO MEIO DO ANO ELEITORAL
Três importantes siglas entrarão em 2024 com comissões formadas, mas a manutenção ou não da direção acontecerá no meio do ano eleitoral. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) tem Edivaldo Araújo de Castro como presidente, mas o mandato encerra em fevereiro. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), da atual prefeita, Cinthia Ribeiro, tem o secretário de Relações Institucionais, Carlos Braga, à frente da direção, que dura até março. Por fim, o União Brasil (UB) tem o deputado federal Carlos Gaguim na presidência até março. O parlamentar é o principal avalista do projeto da deputada estadual Janad Valcari (PL) ao Paço.
COMISSÃO DO REPUBLICANOS VENCEU EM 2023
Com uma pré-campanha ativa, o deputado federal Ricardo Ayres estava na presidência metropolitana do Republicanos, partido do governador Wanderlei Barbosa. Entretanto, o prazo da comissão provisória encerrou justamente no dia 31 de dezembro.
Confira a lista: