A Capital promove neste sábado, 2, das 8 às 17 horas, o “Dia D de Vacinação em Palmas”. As salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão abertas para aplicação das doses de rotina em todos os públicos. Dentre os imunizantes que serão disponibilizados estão sarampo, dengue e influenza. Para garantir a proteção, a população deve levar o cartão de vacinação e documentos pessoais.
MISSÃO IMUNIZAR
A ação faz parte do projeto “Missão Imunizar”, que visa elevar os índices de cobertura vacinal na Capital e garantir que doenças que já estavam controladas sejam reintroduzidas, como o sarampo, que, recentemente, foi confirmado no Tocantins, com 15 casos. Nesta semana, em Palmas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) está investigando casos suspeitos da enfermidade.
DOSE DE REFORÇO É NECESSÁRIA
A Semus destaca que, apesar do calendário de vacinação ser extenso até os primeiros cinco anos de vida e, na maioria dos imunizantes, ser necessário doses de reforço para garantir a eficácia. Também existem vacinas específicas para outras faixas etárias como adolescência, adultos, idosos e gestantes. Em casos de dúvidas, visite a unidade mais próxima para verificar se há alguma pendência.
VACINAÇÃO PROGRAMADA ANTES DE RECOMENDAÇÃO
A Secretaria de Saúde de Palmas (Semus) entrou em contato com a Coluna do CT para esclarecer que a agenda de vacinação está previsto no plano de ação desde sexta-feira, 25, uma semana antes da recomendação do Ministério Público do Tocantins (MPE). O órgão cobrou do município nesta quinta-feira, 31, uma série de medidas para reverter os baixos índices de cobertura vacinal. O pedido foi fundamentado na constatação de que as coberturas para doenças como sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite, entre outras, estão abaixo das metas preconizadas.
PROGRAMA ELABORADO DESDE JUNHO
Conforme a pasta, a mobilização começou em 23 de julho, quando a Semus iniciou o “Missão Imunizar”, que estava sendo elaborado desde junho. A inciativa deve justamente a esta baixa cobertura também citada pelo MPE. A Semus relata que havia identificado em maio deste ano que 58,87% das crianças menores de um ano estavam com vacinas em atraso.
PROGRAMA SEGUE NA PRÓXIMA SEMANA
A secretária Dhieine Caminski ainda reforçou o convite para o Dia D de Vacinação neste sábado e frisou que o projeto Missão Imunizar continua na próxima semana. “As salas de vacinação das unidades seguirão com o atendimento intensivo, inclusive com a oferta da dose zero do sarampo para crianças de 6 a 11 meses e 29 dias. E as equipes de saúde farão visitas a secretarias estaduais e municipais, creches privadas e feiras, levando a vacinação para mais perto da população”, acrescentou.
Locais de vacinação
- USF José Luiz Otaviani (Arno 33 – 307 Norte)
- USF Arno 41 (403 Norte)
- USF Arno 42 (405 Norte)
- USF Arno 44 (409 Norte)
- USF Sarah Leylâne da Silva Sousa (Arno 61 – 503 Norte)
- USF Arne 64 (508 Norte)
- USF Giancarlo de Montemor Quagliarello (Arno 71 – 603 Norte)
- USF Deise de Fátima Araújo de Paula (Arse 13 – 108 Sul)
- USF Loiane Moreno Vieira (Arse 24 – 210 Sul)
- USF Prof Isabel Auler (Arso 23 – 207 Sul)
- USF Francisco Júnior (Arso 41 – 403 Sul)
- USF Arse 82 (806 Sul)
- USF Albertino Santos (Arse 101 – 1004 Sul)
- USF Satilo Alves de Sousa (Arso 111 – 1103 Sul)
- USF Valéria Martins Pereira (Arse 122 – 1206 Sul)
- USF Héder de Oliveira Silva (Arse 131 – 1304 Sul)
- USF Alto Bonito (Jardim Aureny IV)
- USF Novo Horizonte (Jardim Aureny IV)
- USF Laurides Lima Milhomem (Jardim Aureny III)
- USF Jardim Aureny II
- USF Eugênio Pinheiro da Silva (Jardim Aureny I)
- USF José Lúcio Carvalho (Lago Sul)
- USF Jardim Taquari
- USF Santa Fé
- USF Morada do Sol
- USF Bela Vista
- USF José Hermes Rodrigues Damaso (Setor Sul)
- USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu)
- USF Walterly Wagner José Ribeiro Sousa (Taquaruçu Grande)
- USF Mariazinha Rodrigues da Silva (Buritirana)
- Atualizada às 18h56